Continuaremos a promover a expansão sustentável dos Negócios e a investir nas nossas Pessoas
– Luís Moutinho
CEO
O Continente Online, que comemorou o seu 20.º aniversário em 2021, e é líder do retalho alimentar no canal online em Portugal, lançou, em junho, a sua nova plataforma de e-commerce.
Disponibilizando mais de 30 mil produtos, o novo website do Continente Online proporciona uma experiência de compra globalmente reforçada, através de uma navegação facilitada pelo novo sistema de pesquisa, recomendações personalizadas à medida de cada Cliente e melhorias implementadas na fase de checkout.
O Continente foi a primeira marca europeia a abrir a loja do futuro, sem caixas de pagamento ou registo de produtos.
Visando facilitar e melhorar a experiência do consumidor, a loja Continente Labs está equipada com tecnologia machine vision que permite aos Clientes entrar, retirar os produtos da prateleira e sair sem passar por uma caixa.
A Wells lançou um novo conceito de saúde e beleza alargado, com ofertas de perfumaria, maquilhagem, cosmética e cuidados profissionais de cabelo.
Através de um conceito inovador no mercado, as novas lojas Wells passam a reunir num único espaço, as melhores marcas de beleza dos segmentos parafarmácia, perfumaria e cosmética seletiva, grande consumo, e profissional.
Com um total de 70 mil m2, o centro de distribuição na Azambuja é o maior entreposto alimentar em Portugal, e a sua ampliação, inaugurada pelo Presidente da República Portuguesa a 14 de outubro de 2021, criou mais de 300 novos postos de trabalho.
O novo edifício, com certificação internacional LEED Gold, permite uma melhoria da sustentabilidade na operação, evitando a produção de mais de 2.000 toneladas de CO2 por ano, entre otimização de rotas de transportes e produção elétrica na central fotovoltaica, que é uma das maiores centrais de autoconsumo em cobertura na Península Ibérica.
O projeto resulta de um investimento global na ampliação dos centros de distribuição da Azambuja e da Maia, de mais de 50 milhões de euros.
Ao longo dos anos, a MC tem vindo a desenvolver diversas ações promotoras do equilíbrio pessoal e profissional das suas Pessoas.
Em 2021, a Empresa continuou estes esforços, adotando novas iniciativas, como, o «#PrecisamosFalar», (um programa que sensibiliza e procura dotar de ferramentas para a melhoria do bem-estar), o programa de combate ao excesso de peso e obesidade; e o lançamento da App «Better Together», que facilita a comunicação com todos os Colaboradores.
O trabalho desenvolvido foi ainda reconhecido, em 2021, com uma menção honrosa na categoria «Comunicação Interna: newsletter interna» nos prémios «Meios & Publicidade», assim como nos prémios «Human Resources», na categoria «Gestão de Talento» e «Melhor Gestão da Pandemia na Ótica de Gestão de Pessoas».
Em março de 2021, a MC, através da Elergone Energia, estabeleceu um acordo de compra a longo-prazo, de cerca de 100 gigawatts-hora (GWh) anuais de energia renovável da Shell Energy Europe Limited.
Este contrato constitui um marco importante para atingir a neutralidade carbónica em 2040, um objetivo anunciado publicamente pelo grupo Sonae. A MC está completamente alinhada e empenhada em alcançar operações 100% livres de carbono nas próximas duas décadas, antecipando em 10 anos a meta da União Europeia.