Acreditamos que podemos ter um papel relevante na resposta à emergência climática, contribuindo para limitar o aumento médio da temperatura em 1,5ºC, através da descarbonização da nossa atividade.
Objetivo
Neutralidade carbónica
Até 2040 e reduzir, até 2030, em 55% as emissões próprias face a 2018
Desempenho
No último ano mantivemos os esforços de promoção da eficiência e flexibilidade do consumo energético, criando condições para uma melhor monitorização e gestão dos consumos e investindo mais de 8 milhões de euros/ano na descarbonização da nossa matriz energética.
Projetos
Central Fotovoltaica da Azambuja
Central Fotovoltaica da Azambuja
Descarbonização da Matriz Energética
Em 2020, destacamos o investimento no novo armazém do polo logístico da Azambuja onde instalámos a maior central fotovoltaica para autoconsumo de energia elétrica do país, com mais de 6.900 módulos fotovoltaicos. Esta central tem uma potência instalada de cerca de 3 MWp e a uma produção anual da ordem de 4 GWh.
Programa Backhauling
Programa Backhauling
Promoção da Eficiência Energética
O programa Backhauling é um serviço de transporte disponibilizado aos nossos fornecedores a partir das rotas que seriam feitas em vazio pelos nossos camiões, após a última entrega em loja.
Floresta Sonae
Floresta Sonae
Compensação das Emissões
Considerando que a floresta portuguesa está exposta aos riscos climáticos e a desafios de natureza estrutural, temos assumido um papel ativo na sua reflorestação. Em conjunto com as restantes empresas do Grupo Sonae, em 2020 compensámos as emissões resultantes da frota de viaturas dos Colaboradores e das viaturas de serviço de 2019, através da arborização de áreas ardidas e incultas.