Novo Continente Online
O Continente Online, que comemorou o seu 20.º aniversário em 2021, e é líder do retalho alimentar no canal online em Portugal, lançou, em junho, a sua nova plataforma de e-commerce.
Disponibilizando mais de 30 mil produtos, o novo website do Continente Online proporciona uma experiência de compra globalmente reforçada, através de uma navegação facilitada pelo novo sistema de pesquisa, recomendações personalizadas à medida de cada Cliente e melhorias implementadas na fase de checkout.
Expansão do Canal de Entregas Rápidas
Durante 2021, as insígnias da MC reforçaram a sua oferta de soluções de entregas rápidas através do estabelecimento de parcerias com os principais operadores de mercado, contando já com mais de 565 lojas disponíveis nestas plataformas digitais.
Estas soluções constituem um complemento relevante da proposta de valor das diferentes insígnias, incrementando a acessibilidade e a conveniência para os Clientes.
Gamification no Cartão Continente
Em 2021, os utilizadores da App Cartão Continente conheceram a «mecânica da Roda», experimentaram novos desafios personalizados e participaram no «Calendário do Advento» digital.
A MC prosseguiu a sua missão de entregar poupança a mais de 4 milhões de famílias aderentes ao seu programa de fidelização, apostando em mais personalização, em novas parcerias, e no lançamento de iniciativas inovadoras de gamification digital.
Abertura da Loja Continente Labs
O Continente foi a primeira marca europeia a abrir uma loja sem caixas de pagamento ou registo de produtos.
Visando facilitar e melhorar a experiência do consumidor, a loja Continente Labs está equipada com tecnologia machine vision que permite aos Clientes entrar, retirar os produtos da prateleira e sair sem passar por uma caixa.
Expansão do «Continente Plug & Charge»
O «Continente Plug & Charge», um serviço de estacionamento com estações de carregamento para veículos elétricos, prosseguiu a sua expansão em 2021, atingindo 110 pontos de carregamento disponibilizados nas lojas Continente em todo o país.
Esta iniciativa abrangida por financiamentos do Banco Europeu de Investimento e do European Fund for Strategic Investments, incentiva os Clientes a utilizarem veículos elétricos nas suas visitas às nossas lojas, para além de permitir a eletrificação dos consumos da nossa frota e dos veículos dos Colaboradores.
Reposição Não Alimentar Mais Digital
Em 2021, implementámos novas ferramentas digitais para aumentar a eficiência na área não alimentar.
Nomeadamente, introduzimos uma app de georreferenciação, que permite atribuir localizações aos artigos na retaguarda e otimizar a organização e facilitar a sua identificação.
Em consequência destas alterações aumentámos em cerca de 15% a produtividade e reduzimos entre 10% a 15% os stocks.
Lançamento do «Continente do Bebé»
Apresentada no início de 2021, a marca «Continente do Bebé» conta com uma gama especializada em produtos de alimentação, higiene e limpeza para o bebé, pensados e adaptados a cada etapa de crescimento, dos 0 aos 36 meses.
O «Continente do Bebé», que já ultrapassou os 15 milhões de euros em vendas, tem como objetivo organizar todos os produtos do segmento bebé numa mesma marca e imagem.
Novo Modelo Operativo no Talho e Peixaria
Em 2021 alargámos e consolidámos os modelos operativos de Talho e Peixaria no âmbito do projeto plurianual de Mercado dos Frescos.
Os novos modelos operativos, implementados em todas as lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia, reforçam a excelência no atendimento e serviço ao Cliente, uma ainda maior atenção à qualidade e frescura dos produtos oferecidos, suportados por processos claros, simples e mais digitais garantindo um elevado nível de eficiência.
Produção do «O Nosso Croissant»
«O Nosso Croissant» é uma das maiores inovações de sempre na área alimentar da MC. Com mais de 6 milhões de unidades vendidas desde o seu lançamento, é um produto reconhecido pela sua qualidade, apresentando níveis de fidelização impressionantes. Produzido em Portugal, «O Nosso Croissant» é enrolado manualmente, apresentando uma textura e sabor irresistíveis.
«O Nosso Croissant» foi recentemente reconhecido pelo consumidor com o prémio «o melhor croissant» promovido pela revista New Men.
CERTIFICAÇÃO DE BEM-ESTAR ANIMAL «WELFARE QUALITY»
As carnes de bovino das marcas Aberdeen-Angus Continente® e Limousine Continente® receberam a certificação internacional em bem-estar animal, em toda a cadeia de valor que engloba a produção, engorda e transporte de animais, passando pelo abate e processamento das várias peças, chegando ao Cliente através do balcão de atendimento ou livre serviço, segundo os protocolos internacionais do «Welfare Quality».
A certificação assenta em quatro grandes parâmetros, a alimentação, saúde, alojamento e a liberdade para exprimir os comportamentos naturais. Esta certificação engloba mais de 150 produtores de norte a sul do país e assegura o cumprimento de todos critérios através de auditorias internas e externas realizadas duas vezes por ano por uma entidade independente. O selo de bem-estar animal comprova a elevada qualidade da carne de novilho e borrego vendidas nas lojas Continente.
NA BAGGA, O PASTEL DE NATA FICOU MAIS LEVE
Em 2021, a BAGGA levou o que tem de melhor à casa dos portugueses com a «BAGGA Delivery» e reforçou a sua oferta com um novo pastel de nata alinhado com as necessidades dos nossos Clientes - um produto com -50% de açúcar, mas que mantém a autenticidade e tradição que o caracteriza.
A BAGGA foi ainda palco de conversas sobre Diversidade e Inclusão e apoiámos causas solidárias, em parceria com a Mastercard e a WFP.
Novo Posicionamento do Continente Seleção
A marca Continente Seleção apresentou-se em 2021 com uma nova imagem reforçando o posicionamento de modernidade e sofisticação. Esta marca conta com mais de 50 produtos feitos com os melhores ingredientes, receitas exclusivas e sabores únicos que se distinguem pelos seus exigentes padrões de qualidade, diferenciação e autenticidade.
CELEBRAÇÃO DOS 10 ANOS DO MEU SUPER
Para assinalar o 10.º aniversário, o Meu Super reuniu cerca de 400 Pessoas entre franquiados e convidados, num evento em formato digital, de reflexão sobre tendências do mercado e partilha de experiências e desafios, comemorando o seu aniversário com a oferta de um carro.
Com uma proposta de valor moderna e atrativa, o Meu Super é cada vez mais valorizado pelos consumidores, sendo a insígnia de retalho alimentar que mais lojas abriu em Portugal no ano de 2021. A insígnia sagrou-se vencedora, pelo sétimo ano consecutivo, no prémio Escolha do Consumidor e, pelo quinto ano consecutivo, nos prémios Cinco Estrelas e Excellentia.
Conveniência e Atendimento Especializado ZU
No último ano, a ZU reforçou o seu crescimento tanto na venda de produto, como na prestação de serviços, suportado também pela abertura de 10 novas lojas.
O canal online e a prestação de serviços veterinários e de banhos e tosquias foram uma aposta da insígnia, permitindo aos Clientes encontrarem num único local soluções para as necessidades mais básicas e fundamentais dos seus animais.
Reforço da Missão «Escola» da Note!
Em 2021, a note! reforçou a sua missão «Escola», através do relançamento dos programas de fidelização «Tribo» e «Professores not’áveis», bem como através do projeto agrupamentos que visou uma maior proximidade com a Comunidade escolar.
No âmbito desta missão a note! introduziu novas gamas tendência de papelaria, com grande proximidade à Comunidade escolar e à nova geração de ‘studies’, desenvolvendo conteúdos muito procurados por estes Clientes.
Reposicionamento do Go Natural e Aposta no E-Commerce
O Go Natural transformou os seus supermercados, adotando um novo posicionamento assente em 3 pilares fundamentais: o biológico, o equilíbrio e o ecológico.
Neste novo enquadramento, o Go Natural procedeu a uma revisão profunda da gama, adicionando artigos não-biológicos e artigos biológicos de preço mais baixo, tendo ainda revisto os seus layouts de loja. A insígnia fez também uma aposta forte no seu supermercado online.
Lançamento da Nova Loja Online Wells
A Wells lançou a primeira loja online portuguesa que agrega perfumaria, parafarmácia e ótica, disponibilizando também uma forte componente de serviços.
Esta iniciativa digital reforça a imagem de especialista e a estratégia de omnicanalidade da Wells, demonstrando também a abrangência da marca que, de forma cómoda, passa a reunir num único local mais de 10 mil produtos.
Novo Conceito de Beleza das Lojas Wells
A Wells lançou um novo conceito de saúde e beleza alargado, com ofertas de perfumaria, maquilhagem, cosmética e cuidados profissionais de cabelo.
Através de um conceito inovador no mercado, as novas lojas Wells passam a reunir num único espaço, as melhores marcas de beleza dos segmentos parafarmácia, perfumaria e cosmética seletiva, grande consumo, e profissional.
Novos Tratamentos e Loja Online Dr. Well's
No ano de 2021, a Dr. Well’s reforçou a rede de clínicas com mais duas aberturas e manteve a aposta na melhoria da proposta de valor / experiência dos seus Clientes, nomeadamente com novos serviços — parceria com Lusíadas cirurgia plástica —, e o lançamento de novo website, que tornou possível marcação de consultas online e obter mais informação relativamente aos tratamentos disponíveis.
Arenal: Expansão e Melhoria da Experiência Online
Durante o ano transato, a Arenal reforçou o seu posicionamento no norte de Espanha com seis novas lojas, alargou a gama de beleza e melhorou a experiência no canal online, com desenvolvimentos na plataforma nomeadamente em otimização da navegação e funcionalidades do website. A sua proposta de valor foi ainda reconhecida na categoria «Mejor Contribución al Desarrollo del Mercado Selectivo», nos prémios «Perfumería del Año 2021» das revistas BeautyProf e Selectivo.
Ampliação do Centro de Distribuição da Azambuja
Com um total de 70 mil m2, o centro de distribuição na Azambuja é o maior entreposto alimentar em Portugal, e a sua ampliação, inaugurada pelo Presidente da República Portuguesa a 14 de outubro de 2021, criou mais de 300 novos postos de trabalho.
O novo edifício, com certificação internacional LEED Gold, permite uma melhoria da sustentabilidade na operação, evitando a produção de mais de 2.000 toneladas de CO2 por ano, entre otimização de rotas de transportes e produção elétrica na central fotovoltaica, que é uma das maiores centrais de autoconsumo em cobertura na Península Ibérica.
O projeto resulta de um investimento global na ampliação dos centros de distribuição da Azambuja e da Maia, de mais de 50 milhões de euros.
CRIAÇÃO DO NOVO CENTRO DE PESCADO
O projeto de ampliação do centro de distribuição da Azambuja integra a nova unidade de preparação de peixe fresco e incluiu um elevado investimento na melhoria das condições ergonómicas dos postos de trabalho através de soluções de automação e apoio das funções mais críticas.
A construção desta unidade no centro de distribuição da Azambuja permite o aumento da eficiência na gestão da frota de transportes e a redução do número de viaturas a realizar entregas nas lojas, reduzindo as viagens em 1.445 mil km.
PROMOÇÃO DO «AGILE WAY»
A iniciativa «Agile Way» visa promover a implementação das metodologias agile, sendo focada no incremento da maturidade em scrum e na evolução do lean waterfall na MC.
Em 2021, esta iniciativa transformadora concretizou-se no escalar da metodologia de trabalho, atingindo 22 product teams e elevando o seu grau de autonomia para entregar projetos end-to-end.
INOVAÇÃO COM O IT LABS
A equipa IT Labs tem uma responsabilidade de inovação e pesquisa de novas tecnologias relevantes, testando-as e incentivando a sua adoção acelerada pelos Negócios da MC.
Em 2021, o IT Labs promoveu a execução de 14 provas de conceito, provenientes da avaliação de mais de 130 soluções tecnológicas. O impacto direto deste trabalho na organização concretizou-se com a adoção de duas destas soluções, sendo uma delas a «Goodbag».
Transformação da Infraestrutura Tecnológica
O projeto «Foresight», com o propósito de entrega proativa de capacidades tecnológicas fundacionais, foi uma das principais iniciativas transformacionais, na área de sistemas de informação, iniciada em 2021.
Neste projeto destaca-se a consolidação da infraestrutura ativo-ativo, o future proofing do Enterprise Resource Planning (ERP) e a migração para a cloud de soluções de exploração de dados.
Saúde e Segurança Como Investimento Contínuo
A saúde, segurança e bem-estar dos Colaboradores são uma prioridade. A MC está empenhada na promoção de uma cultura de «zero acidentes» e de um ambiente de trabalho saudável e seguro, visando garantir o bem-estar físico, mental e social dos Colaboradores.
Em 2021, reduzimos 11,9% o índice de frequência e 5,9% o índice de gravidade, refletindo uma cultura de segurança cada vez mais forte e enraizada.
Promoção do Bem-Estar dos Colaboradores
Ao longo dos anos, a MC tem vindo a desenvolver diversas ações promotoras do equilíbrio pessoal e profissional das suas Pessoas.
Em 2021, a Empresa continuou estes esforços, adotando novas iniciativas, como, o «#PrecisamosFalar», (um programa que sensibiliza e procura dotar de ferramentas para a melhoria do bem-estar), o programa de combate ao excesso de peso e obesidade; e o lançamento da App «Better Together», que facilita a comunicação com todos os Colaboradores.
O trabalho desenvolvido foi ainda reconhecido, em 2021, com uma menção honrosa na categoria «Comunicação Interna: newsletter interna» nos prémios «Meios & Publicidade», assim como nos prémios «Human Resources», na categoria «Gestão de Talento» e «Melhor Gestão da Pandemia na Ótica de Gestão de Pessoas».
Diversidade e Inclusão é #PoderSer
A MC reforçou a sua agenda de Diversidade e Inclusão através de diferentes ações de formação para a sua população, nomeadamente em enviesamentos inconscientes e focada em recrutamento inclusivo; desenvolveu e testou um novo modelo de integração, e fechou processos e procedimentos que têm permitido acelerar o caminho para a inclusão com foco na singularidade.
Foi ainda a primeira empresa portuguesa a assinar o CEO Pledge da Lead Network, comprometendo-se, assim, a desenvolver iniciativas de promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.
1Âmbito de aferição não inclui Arenal.
«Lead Better», um Novo Modelo de Liderança
Em 2021, a MC lançou um novo modelo de liderança: o «Lead Better». Esta nova visão estabelece 5 princípios – superação, proximidade, singularidade, crescimento e valorização – que devem nortear todos os líderes da Empresa. O objetivo é ter líderes mais próximos, que dão mais confiança e autonomia às Equipas, que desafiam o status quo e colaboram com generosidade, que promovem oportunidades de desenvolvimento, sempre assegurando a excelência da execução.
Apoiar as Seleções de Futebol Masculina, Feminina e Sub-21
Para além de manter o patrocínio à seleção A masculina e seleção sub-21 de futebol, o Continente tornou-se patrocinador oficial da seleção A feminina de futebol, através de um protocolo estabelecido com a Federação Portuguesa de Futebol.
A extensão do patrocínio do Continente sinaliza a importância da igualdade de oportunidades entre géneros e a aposta numa seleção que está a dar os primeiros passos nas competições internacionais.
COMBATE AO DESPERDÍCIO ALIMENTAR
O combate ao desperdício alimentar traduziu-se em iniciativas de aceleração do escoamento de produtos em risco de quebra (e.g., a sinalização de artigos próximos do fim da validade com etiquetas rosa e a criação das «Caixas Zer0% Desperdício»), a disponibilização de excedentes alimentares nas áreas sociais de lojas e entrepostos, assim como as doações de excedentes alimentares a instituições de apoio social e de bem-estar animal.
ACORDO DE COMPRA DE ENERGIA RENOVÁVEL A LONGO-PRAZO
Em março de 2021, a MC, através da Elergone Energia, estabeleceu um acordo de compra a longo-prazo, de cerca de 100 gigawatts-hora (GWh) anuais de energia renovável da Shell Energy Europe Limited.
Este contrato constitui um marco importante para atingir a neutralidade carbónica em 2040, um objetivo anunciado publicamente pelo grupo Sonae. A MC está completamente alinhada e empenhada em alcançar operações 100% livres de carbono nas próximas duas décadas, antecipando em 10 anos a meta da União Europeia.
Conservação e Recuperação dos Ecossistemas
A conservação e restauro dos ecossistemas naturais é crucial para a proteção da biodiversidade. Neste âmbito, a MC tem em curso um conjunto diversificado de programas como o projeto da Águia Caçadeira ou a parceria com a Ocean Alive.
Em 2021, o Continente passou ainda a fazer parte da rede internacional «Goodbag». Sacos de compras de design exclusivo e 100% algodão orgânico, com um mini-chip incorporado que permite ajudar o Planeta, quando os mesmos são adquiridos, com a plantação de árvores, e de cada vez que são reutilizados, com recolha de plástico dos oceanos.
1Recolha equivalente.
Declaração para a Sustentabilidade do Clube de Produtores Continente
O Clube de Produtores Continente (CPC) estabeleceu, com os seus produtores membros, uma Declaração para a Sustentabilidade, baseada em 11 princípios e diversas iniciativas acordadas, visando promover a produção e o consumo sustentáveis.
As iniciativas definidas abrangem todas as áreas do setor agroalimentar e contemplam, entre outras temáticas, boas práticas de produção, embalagem e nutrição.
Campanha «Luzes com Presença»
A campanha «Luzes com Presença» da Missão Continente angariou um total de 1,2 milhões de euros, que reverteram totalmente para 11 instituições nacionais que se dedicam a acompanhar cidadãos em situação ou risco de isolamento social e solidão, como a Cruz Vermelha Portuguesa e a Associação SOS Voz Amiga, entre outras.
A campanha «Luzes com Presença» teve o apoio da PSP, GNR e Escola Nacional de Saúde Pública e dos Parceiros: TVI, Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Entrajuda e o banco Santander.