Produtos

Produção sustentável

A nossa visão

Trabalhamos com os nossos produtores com vista a dinamizar a criação de redes de abastecimento mais transparentes e resilientes, contribuindo para a proteção e preservação dos ecossistemas. Com esta colaboração procuramos incentivar práticas agrícolas, pecuárias e aquícolas adaptadas às alterações climáticas, que fomentem a proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade, que promovam a regeneração dos solos e que, simultaneamente, respondam de forma segura às necessidades de uma população crescente.

No âmbito do "Clube de Produtores Continente", que abrange atualmente 267 produtores e organizações de produtores, esta visão traduziu-se na criação da "Declaração para a Sustentabilidade", que deverá ser subscrita por todos os membros do Clube. Este compromisso está assente em 11 princípios, que englobam temas como a conservação da natureza e biodiversidade, a promoção da agricultura regenerativa, e a circularidade. A Declaração será materializada em mais de 40 linhas de ação, que abrangem todas as categorias de produtos produzidos pelos membros do Clube.

O nosso desempenho

Com uma rede de fornecedores maioritariamente nacional (84%), a MC continuou, em 2022, a colaborar com os seus parceiros de forma próxima, promovendo ações de sensibilização, incentivando a alteração das práticas produtivas e dotando-os de ferramentas de suporte à transformação necessária.

No total, 37% dos membros do Clube de Produtores já subscreveram a Declaração para a Sustentabilidade. Em paralelo, no ano, envolvemos mais de 100 produtores no cálculo de cerca de 300 pegadas carbónicas e hídricas dos seus produtos.

Em 2022, através da Sonae, subscrevemos os Princípios dos Oceanos Sustentáveis das Nações Unidas, anunciados durante o Sustainable Blue Economy Investment Forum da Conferência dos Oceanos, que ocorreu em Lisboa. Ao subscrever estes princípios de proteção dos oceanos e de promoção de uma economia azul sustentável, reforçámos o nosso compromisso de avaliar o impacto da nossa atividade nos oceanos e integrar esta dimensão na nossa estratégia global. Por sua vez, no último ano, registamos novamente um aumento da proporção de pescado proveniente de aquacultura ou métodos de pesca mais sustentáveis, tendo por base o Traffic Light System (TLS).