Planeta

Ação climática

A nossa visão

Cientes dos diversos e complexos desafios que a crise climática nos coloca, assumimos a ambição de descarbonizar as nossas operações até 2040. Para o efeito, desenvolvemos um roadmap para guiar os nossos esforços e investimentos, assente em 4 áreas de atuação:


  • a implementação de medidas de ecoeficiência para reduzir os nossos consumos de energia;
  • a eletrificação dos consumos;
  • o programa de alteração das nossas centrais de frio;
  • o investimento na produção e aquisição de energia produzida a partir de fontes renováveis.

Anualmente, revisitamos o roadmap para acelerar a nossa ação e integrar o mais recente conhecimento e desenvolvimento tecnológico.

O nosso desempenho

Em 2022, a MC foi responsável por um consumo total de energia de 2.247.690 GJ, o que representa um aumento de 6,1% face a 2021, explicado pelo crescimento orgânico da empresa, pela retoma do normal funcionamento da atividade, sem as restrições impostas pela pandemia, e pela expansão de soluções como a rede Plug & Charge. A eletricidade representa 73% deste consumo, estando os restantes 27% associados ao consumo de combustíveis e energia térmica. A nossa produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis (centrais fotovoltaicas) aumentou 14% no último ano.

Relativamente ao perfil das emissões próprias de Gases com Efeito de Estufa (GEE), 60% estão associadas ao consumo de eletricidade e energia térmica e o valor remanescente (40%) ao consumo de combustíveis e fugas de gases fluorados. Quando comparamos os valores das emissões próprias com o registado em 2021, observamos uma redução das emissões de 5%. Considerando a meta de redução definida para 2030 - redução das emissões próprias em 55% -, registamos uma redução de 30,3% face a 2018.

Em 2022, concluímos o mapeamento da Pegada Carbónica da MC, alargando-a a todas as categorias aplicáveis do âmbito 3, de acordo com o GHG Protocol. Este foi um 1.º passo para o estabelecimento de um target de redução alinhado com a ciência (Science Based Targets initiative — SBTi) e, por conseguinte, para a definição de um plano de ação de redução de emissões mais robusto e estruturado.

Não obstante, a MC tem vindo a trabalhar na redução da pegada de carbono de âmbito 3 com um conjunto de iniciativas, tais como o desenvolvimento de produtos alternativos à proteína animal, os projetos no âmbito do "Clube de Produtores Continente", a transformação das embalagens de marca própria, a promoção da mobilidade elétrica, o combate ao desperdício alimentar e otimização da gestão de resíduos, entre outras.