Planeta

Circularidade

A nossa visão

A promoção da circularidade é uma dimensão cada vez mais visível nas nossas operações, através da qual potenciamos a recolha e a reintegração de materiais no final do seu ciclo de vida, para reutilização ou reciclagem. Neste âmbito, em 2022, continuámos a transformar de forma muito significativa as nossas embalagens, tendo como ponto de partida os princípios da economia circular e do eco design e o objetivo de assegurar que, até 2025, todas as nossas embalagens de marca própria ou marcas exclusivas sejam recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis.

Temos também vindo a trabalhar para garantir uma gestão mais inteligente e assertiva do desperdício, através de um conjunto de iniciativas de aprovisionamento que nos permitem reduzir a quebra, tais como incorporação da informação de validade dos produtos nos algoritmos de reaprovisionamento das lojas, alteração dos procedimentos operativos e de controlo de qualidade, e ações de formação e sensibilização das nossas equipas.

Estes esforços são complementados por mecanismos para acelerar o escoamento de produtos e minimizar o desperdício alimentar, bem como por iniciativas de reaproveitamento e redistribuição de alimentos, através do programa de doações de excedentes alimentares.

O nosso desempenho

Através da implementação dos Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) investimos, de forma contínua, num uso mais eficiente dos recursos. No final de 2022, cerca de 58% da área operacional da MC possuía um sistema certificado pela NP EN ISO14001: 2015, o que representa um crescimento de 5 pp comparativamente a 2021.

A captação de água foi de 923.689 m³, o que representa um aumento de 4% face a 2021, associado ao crescimento orgânico do negócio e ao retomar da atividade, sem as restrições associadas à pandemia.

No âmbito da gestão de resíduos, em 2022, a MC geriu 73.087 toneladas de resíduos, correspondendo a um aumento de 0,5% relativamente ao ano anterior. Registámos também um aumento da taxa de valorização dos resíduos produzidos para 84,8% (+1,2 pp face a 2021).

Concluímos 2022 com uma taxa de reciclabilidade das nossas embalagens de plástico de 80,0%, de acordo com a nossa matriz de reciclabilidade, representando um crescimento de 5,3 pp face a 2021, e com a incorporação de 14,1% de matéria-prima reciclada (+2,0 pp face a 2021).

Destacamos ainda o progresso ao nível da redução de desperdício alimentar. Em 2022, evitamos cerca de 54M€ de desperdício alimentar (mais 16M€ do que em 2021), dos quais 23M€ através de mecanismos de aceleramento de escoamento de produtos e 31M€ através do programa de doações de excedentes alimentares.