Mensagem do CEO

Ao lado das famílias, cumprindo o nosso propósito

Caros acionistas, colegas e parceiros, 2022 foi, novamente, um ano de grande turbulência a nível mundial. Se, em janeiro, havia a expectativa de podermos deixar para trás a terrível pandemia, a invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro, deu origem a uma nova disrupção global, cujas repercussões marcaram profundamente os meses seguintes.

Também em Portugal, o inesperado ambiente de guerra na Europa resultou numa escalada da inflação, impulsionada pela subida de preços de commodities energéticas e alimentares. A consequente deterioração do poder de compra das famílias, agravada pelo aumento de taxas de juro na segunda metade do ano, induziu alterações estruturais nos comportamentos de consumo.

Neste contexto desafiante e volátil também para as empresas, a MC esteve ao lado das famílias, como sempre tem acontecido, de forma evidente, nestes anos de dificuldades e incerteza. Este nosso compromisso voltou a ser reconhecido pelos Clientes, levando-nos a concluir 2022 com um reforço da liderança de mercado e um sentimento de dever cumprido perante todos os stakeholders.

No total do ano, o volume de negócios da MC ascendeu a 6 mil milhões de euros, crescendo 11,5% face a 2021, suportado numa evolução de vendas favorável no universo comparável de lojas (de forma transversal nos negócios), e na execução do plano de expansão da Empresa. Em termos de rentabilidade operacional, o EBITDA atingiu 565 milhões de euros, correspondente a uma margem sobre o volume de negócios de 9,5%, muito pressionada pelo esforço que fizemos de contenção do impacto da inflação nos preços ao consumidor e pelo aumento significativo dos custos de energia.

Mês após mês, as nossas equipas mantiveram-se focadas em disponibilizar aos Clientes as melhores ofertas no mercado, aos preços mais baixos. Priorizámos esforços no lançamento de soluções de poupança inovadoras, e no reforço da gama de marca própria, que ganhou uma importância acrescida no total das vendas.

Evoluímos, também, na diferenciação da nossa proposta alimentar aos olhos dos Clientes, introduzindo novos formatos e soluções de conveniência, tais como os restaurantes “Cozinha Continente” e o “Clube Continente do Bebé”. Em saúde, bem-estar e beleza, entre várias ações merecedoras de destaque, lançámos o novo seguro de saúde “KeepWells” e reforçámos o carácter especialista das nossas insígnias nos segmentos de beleza e ótica.

Ao longo do ano, investimos na expansão da nossa liderança omnicanal, promovendo o crescimento das nossas plataformas de e-commerce e potenciando a capilaridade e modernidade da nossa rede de lojas, nomeadamente, através da abertura de 65 lojas próprias e da remodelação de 33 lojas. Em paralelo, continuámos a avançar na transformação digital dos negócios, apostando na crescente digitalização da experiência de compra, de que são exemplo os 2,3 milhões de utilizadores da app Cartão Continente.

Realce ainda para a evolução registada nas diversas dimensões da agenda de desenvolvimento sustentável da MC. Alcançámos progressos significativos em domínios como a descarbonização das nossas operações, a reciclabilidade das embalagens plásticas dos produtos de marca própria e a redução do desperdício alimentar. Conscientes do peso significativo do contexto inflacionário, reforçámos os apoios diretos à comunidade e organizámos campanhas de angariação de fundos para ajudar os mais necessitados. Adicionalmente, demos prioridade a um conjunto alargado de medidas direcionadas para o desenvolvimento e bem-estar das nossas Pessoas, avançando também na importante frente da diversidade, equidade e inclusão.

Deste modo, estamos muito orgulhosos pelas conquistas e resultados alcançados em 2022, os quais são fruto da enorme entrega, resiliência e competência das nossas equipas, que, por isso, merecem o devido reconhecimento e o meu agradecimento pessoal.

Para 2023 persistem os enormes desafios associados a um sector de retalho alimentar em grande transformação e cada vez mais competitivo, num ambiente de consumo ainda muito pressionado pela elevada inflação. Continuamos firmes no nosso rumo, procurando sermos sempre merecedores da confiança das famílias e mantendo o nosso compromisso de entregar propostas de valor excecionais aos nossos Clientes, criando valor sustentável para todos os stakeholders.

E continuaremos a ser uma certeza, num mundo de incertezas.

Luís Moutinho
CEO