Novo conceito de Higiene e Beleza
O novo conceito de Higiene e Beleza, implementado nos hipermercados Continente de Telheiras e de Matosinhos, envolveu a reformulação destes espaços em loja para reforçar o posicionamento da MC como especialista em beleza no mass market. O foco incidiu nos segmentos de rosto e maquilhagem, e nas marcas mais acessíveis e direcionadas aos mais jovens, com destaque para a gama de marca própria MyLabel.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-1.jpg)
Inovação no auto-serviço de Padaria
A MC procedeu à evolução do conceito de auto-serviço de Padaria no Continente Bom Dia. O novo conceito permite maior capacidade de exposição dos produtos em quantidade e variedade, assim como uma melhoria na facilidade da utilização por parte do Cliente. Está a ser adotado nas novas aberturas e remodelações da insígnia.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-2.jpg)
"A minha horta" no Continente
Os novos espaços "A minha horta" oferecem, na zona de frescos da loja, uma gama de alfaces e ervas aromáticas que podem ser colhidas diretamente pelo Cliente na instalação móvel em que foram cultivadas. Presente no Continente do Colombo, Matosinhos e Gaia, o novo conceito oferece um produto mais fresco, de maior qualidade e durabilidade, recebendo água e nutrientes através de um sistema de hidroponia.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-3.jpg)
Abertura da "Cozinha Continente"
Em 2022, lançámos a "Cozinha Continente", um novo espaço de restauração com refeições prontas a comer, para levar ou encomendar, que dá primazia à comida tradicional portuguesa, disponibilizando uma oferta transversal aos diversos momentos de consumo do dia. O primeiro restaurante abriu no Continente de Vila Real, seguindo-se a abertura no Continente de Viseu e, já em 2023, no Continente de Telheiras, em Lisboa.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-4.jpg)
Lançamento dos pastéis "Dona Quina"
O Continente lançou a sua nova marca de pastelaria Dona Quina, que apresenta 12 pastéis com recheios distintos e autênticos. Produzidos de forma artesanal em Portugal, com receitas exclusivas da marca, os pastéis Dona Quina contam com opções salgadas e doces, sendo adequados quer para acompanhar uma refeição principal ou como um snack "on the go".
nos primeiros 3 meses
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-5.jpg)
Criação do "Clube Continente do Bebé"
Lançado em janeiro, o "Clube Continente do Bebé" nasceu para reforçar o compromisso de apoio às famílias em todas as etapas das suas vidas. Através de descontos exclusivos e acesso a conteúdos especializados, o Clube, que apoiou já mais de 40 mil cuidadores, visa acompanhar os primeiros 36 meses de vida dos bebés, com ofertas adaptadas às diferentes fases de crescimento.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-6.jpg)
Certificação Bem-estar animal
Em 2022, alargámos a certificação internacional de Bem-estar Animal - Welfair® para a categoria de suíno e aves, já detida para as carnes de ovino e novilho Aberdeen-Angus Continente e Limousine Continente. Esta certificação, que a MC pretende obter em todas as carnes que comercializa, promove as boas práticas de bem-estar animal e sustentabilidade, comprovando a elevada qualidade das carnes vendidas nas lojas Continente.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-7.jpg)
(RE)Style para venda de roupa em 2.ª mão
A MC criou o espaço (RE)Style na área têxtil das lojas Continente, dando a possibilidade aos seus Clientes de comprar roupa em 2.ª mão de marcas conceituadas a preços competitivos. A Empresa continuou a reafirmar o seu compromisso com a sustentabilidade, proporcionando novas ofertas acessíveis aos seus Clientes, adaptadas ao atual contexto.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-8.jpg)
Marca de nutrição desportiva "WAY UP"
A MC lançou a WAY UP, uma marca de suplementação e nutrição desportiva ajustada aos objetivos e necessidades nutricionais de todos aqueles que têm um estilo de vida ativo. Desenvolvida em parceria com o Solinca, a WAY UP pretende democratizar o acesso à nutrição desportiva, com produtos certificados e fórmulas patenteadas, a preços competitivos.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-9.jpg)
Nova gama de bicicletas elétricas
Com o intuito de promover estilos de deslocação mais sustentáveis, a MC desenvolveu e lançou 3 novos modelos de bicicletas elétricas da sua marca exclusiva BERG. Ao expandir a gama não alimentar ao mundo da mobilidade elétrica, a MC prosseguiu a sua missão de democratizar o acesso a produtos sustentáveis e amigos do ambiente.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-10.jpg)
Implementação do "Refill Spot"
O "Refill Spot", implementado nas lojas Continente do Colombo e de Matosinhos, é um sistema de compra a granel que permite reutilizar embalagens, evitando a utilização de embalagens de uso único. Os clientes podem adquirir detergentes, alimentos secos, e alimentação para animais, trazendo a sua própria embalagem, ou comprando uma reutilizável.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-11.jpg)
Novo conceito "Eco Spot"
Desenvolvemos o novo conceito do "Eco Spot", um novo espaço em loja onde os Clientes podem depositar pilhas, rolhas, cápsulas de café ou lâmpadas, que serão encaminhadas para reciclagem. Presentes em 5 lojas, estes espaços procuram dar uma resposta às necessidades crescentes na utilização da conveniência das lojas para a prestação de serviços de economia circular.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-12.jpg)
Expansão das soluções "Plug & Charge"
Iniciado em 2022, o projeto "Carport Plug & Charge" consiste na instalação de painéis solares na cobertura dos parques de estacionamento das lojas, potenciando a redução dos consumos energéticos e contribuindo para a operacionalização dos compromissos de Sustentabilidade da MC.
Prosseguimos também a expansão do "Continente Plug & Charge", disponibilizando o acesso a cerca de 150 pontos de carregamento de veículos elétricos espalhados pelo país.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-13.jpg)
Reforço da conveniência do e-commerce alimentar
A MC continuou a potenciar as suas plataformas de e-commerce, nomeadamente através da expansão da cobertura do Continente Online (chegando à Madeira com entregas ao domicílio), das parcerias de instant delivery (em 180 lojas), e das lojas com serviço Click&Go (com 173 pontos). A proposta de valor do Continente Online foi melhorada, com o alargamento da gama disponível e a simplificação da experiência de navegação do Cliente.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-14.jpg)
Serviço de entregas imediatas "Quico Continente"
A MC lançou, com a app "Quico Continente", o seu serviço de entregas rápidas ao domicílio, tornando-se no primeiro retalhista alimentar em Portugal a desenvolver uma solução própria de instant delivery. A aplicação, lançada inicialmente no Porto e já expandida para Lisboa, permite a entrega de produtos de mercearia e refeições do Continente em menos de 30 minutos, dando resposta a missões de compra urgentes e não planeadas, e promovendo a conveniência junto dos consumidores urbanos.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-15.jpg)
Piloto "Entrega Certa"
Lançámos o piloto "Entrega Certa", um serviço revolucionário em que o Continente faz as compras pelo Cliente. Semanalmente, no Continente Online, é construído o carrinho do Cliente e, no dia e morada pré-selecionados, a entrega acontece (tendo o Cliente a possibilidade de ajustar o carrinho pré-carregado). O serviço, em fase piloto no Grande Porto e Lisboa, e com planos de expansão para outras regiões, leva a comodidade da experiência de compra para um novo patamar.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-16.jpg)
Desmaterialização campanhas de selos
O Continente desmaterializou todas as campanhas de selos que decorrem nas suas lojas, passando os selos a estar disponíveis no Cartão Continente ou na respetiva app. Esta iniciativa, para além de evitar selos perdidos ou esquecidos, e permitir a transferência de selos para familiares ou amigos através da app Cartão Continente, permite poupar cerca de 24 toneladas de papel por cada campanha.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-17.jpg)
Ampliação do centro de distribuição da Maia
Em 2022, foram concluídas as intervenções de ampliação e renovação do centro de distribuição da Maia, permitindo a expansão e a incorporação de novas operações, como o abastecimento de pescado e bacalhau para as lojas da região Norte, anteriormente assegurado pelo Centro de Distribuição da Azambuja. O projeto traduziu-se na renovação de 66% da área existente, transformando grande parte dela em área de frio, e num aumento da área efetiva de operação de 19%.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-18.jpg)
Novo centro de filetagem
O novo centro de filetagem de pescado, localizado no centro de distribuição da Azambuja, permitiu um maior controlo do processo e fornecimento constante de peixe mais fresco. Com a alteração das tendências de consumo e a crescente procura de soluções de confeção rápidas e convenientes, o novo centro de filetagem representa uma mais-valia para aumentar a qualidade das ofertas nas nossas lojas.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-19.jpg)
Renovação do sistema de voice-picking dos entrepostos
A MC continuou a explorar oportunidades de transformação na sua cadeia logística e de abastecimento. Em 2022, procedemos à modernização do sistema de voz e diálogo que auxilia os operadores no processo de preparação de caixas para as lojas, em todos os centros de distribuição. O novo sistema permitiu aumentar a eficiência da operação, reduzir o erro e aumentar a satisfação dos nossos colaboradores.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-20.jpg)
Seguro de saúde "KeepWells"
A Wells lançou o plano e seguros de saúde "KeepWells", alargando a sua oferta a um mercado com elevado potencial de crescimento. Esta iniciativa promissora contempla um plano de saúde gratuito e três seguros de saúde muito competitivos, com acesso a +23.000 médicos e aos principais grupos privados.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-21.jpg)
Crescimento Beleza 4 em 1 da Wells
A Wells reforçou a expansão do seu conceito renovado de Beleza 4 em 1, que alia marcas de parafarmácia, perfumaria, mass market e cuidados profissionais de cabelo. No final de 2022, do total de 298 lojas Wells, o novo conceito de Beleza estava presente em 12 lojas de Norte a Sul do país, contando com espaços dedicados ao atendimento personalizado e experimentação.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-22.jpg)
Modelo de ótica autónomo da Wells
A Wells apostou na autonomização do seu negócio de ótica, consolidando o seu perfil de especialista neste negócio. Contando já com 280 lojas Wells com produtos de ótica, a insígnia investe agora em lojas especializadas, totalizando 9 no final de 2022. A insígnia reforça assim a sua missão de democratizar o acesso de todos a cuidados de saúde ocular, com uma oferta de óculos graduados das melhores marcas a preços acessíveis.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-23.jpg)
Reforço da presença em Espanha
A Arenal deu continuidade ao seu plano de expansão, abrindo 7 novas lojas e alargando a sua presença a 3 novas comunidades em Espanha (Navarra, Castilha la Mancha e Extremadura). Passou assim a estar presente também na região Centro do país. O ano foi também favorável para o canal online da Arenal, que alcançou um recorde de vendas em 2022.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-24.jpg)
Celebração dos 5 anos da Dr. Wells
Em 2022, a Dr. Wells celebrou 5 anos, contando já com 22 clínicas que proporcionam aos seus Clientes cuidados especializados de saúde oral e estética, com o apoio dos melhores equipamentos e dos profissionais mais competentes. A excelência do serviço da Dr. Wells continuou a refletir-se em elevados níveis de reconhecimento do cliente.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-25.jpg)
Oportunidades de expansão na ZU
Em 2022, concretizámos novas oportunidades de expansão da rede física da ZU, substituindo lojas dedicadas a animais de estimação das galerias comerciais da MC por lojas da insígnia ZU. A iniciativa gerou valor acrescido para a Empresa, através do reforço da atratividade das galerias e do crescimento da insígnia ZU.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-26.jpg)
Especialização da note! em papelaria escolar
A note! assumiu uma vertente mais especialista no segmento Escolar. Alargou a sua gama e estabeleceu parcerias com as principais marcas de papelaria como a Staedtler, Oxford ou Newpen, promovendo a sua visibilidade em espaços premium da loja (ex.: montras), nos meios digitais e em note.pt. Os programas de fidelização "Tribo" e "Professores notáveis", para alunos e professores, respetivamente, foram amplificados junto das comunidades.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-27.jpg)
Nova gama de refeições Go Natural
Em 2022, o Go Natural apostou na tecnologia alimentar e no desenvolvimento de novos produtos, com o lançamento de uma nova gama de refeições prontas de livre serviço. Adicionalmente, a insígnia tem vindo a testar evoluções nos conceitos de restauração, tendo adotado um novo menu, inspirado na comida mediterrânea moderna, com pratos que privilegiam ingredientes da estação, de origem natural e não processados.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-28.jpg)
Meu Super reforça na conveniência
O Meu Super continuou a expandir a sua rede de lojas em 2022. Com uma atrativa proposta de valor, que conta com a oferta da marca própria Continente e as vantagens do seu programa de fidelização, o Meu Super foi galardoado em 2022 com os prémios Cinco Estrelas e Escolha do Consumidor, pelo 6º e 8º ano consecutivos.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-29.jpg)
Criação do "Fórum de Energia"
Num contexto de crise energética e climática, a MC lançou o "Fórum de Energia", um projeto que visa potenciar iniciativas direcionadas para a otimização energética. O trabalho desenvolvido permitiu implementar um guia de recomendações práticas nas lojas, reforçar os sistemas de controlo de consumos energéticos, e acelerar a instalação de centrais de produção de energia renovável, entre outras iniciativas.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-30.jpg)
Plataforma "Footprint MC"
A MC desenvolveu a plataforma "Footprint MC", que permite trabalhar diretamente com os fornecedores na aferição e redução da pegada carbónica e hídrica dos seus produtos. O sucesso do projeto traduziu-se na aferição de mais de 300 pegadas, e contou com o envolvimento de mais de 100 fornecedores.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-31.jpg)
Solução confirming ESG
A MC implementou uma solução pioneira que garante condições de financiamento mais vantajosas para os fornecedores da Empresa que demonstrem o melhor desempenho em indicadores de sustentabilidade. Esta solução, que tem em conta métricas ambientais, sociais e de governo corporativo, pretende encorajar os fornecedores a desenvolver e introduzir práticas mais sustentáveis nas suas operações.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-32.jpg)
Certificação Resíduo Zero
O Continente passou a incorporar na sua gama frutas e legumes com certificação Resíduo Zero de Pesticidas, tornando-se na primeira cadeia de distribuição em Portugal a fazê-lo de forma regular. Esta certificação salvaguarda princípios de uso eficiente de recursos, menor consumo energético, menores emissões e maior controlo sobre aspetos microbiológicos, questões-chave no que respeita à segurança alimentar e integração com o meio ambiente.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-33.jpg)
Realização da 4ª Edição do "Festival Comida Continente"
Após 2 anos de interregno devido à pandemia, o Festival da Comida Continente regressou em 2022 para a sua 4ª edição, tendo recebido mais de 500 mil visitantes. Este evento único e gratuito aliou, durante 2 dias, a diversão à alimentação, com espetáculos de música e ações de showcooking e degustação para toda a família.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-34.jpg)
Campanha "Presentes à Mesa"
Com o propósito apoiar no combate à fome e pobreza, a Missão Continente lançou a campanha de Natal "Presentes à Mesa", angariando mais de 1 milhão de euros para 330 instituições locais. A campanha contou com a parceria da Federação Portuguesa de Futebol, da Associação Portuguesa de Nutrição e da Escola Nacional de Saúde Pública.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-35.jpg)
Missão de Apoio à Ucrânia
A Missão Continente lançou a "Missão de Apoio à Ucrânia", uma campanha de recolha de fundos para ajudar a população na Ucrânia e os refugiados que chegaram a Portugal, num contexto de emergência social na Europa. No total, a campanha angariou €1,6 milhões, entregues na íntegra ao Fundo de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-36.jpg)
Bem-estar e formação dos Colaboradores
Num ano de desafios acrescidos para as famílias devido ao contexto económico, a MC reforçou o pacote de benefícios dos seus Colaboradores, tendo ainda entregue um apoio extraordinário de €500 na época de Natal. Ao mesmo tempo, a Empresa continuou a apostar na valorização das competências das suas Pessoas, destacando-se a atribuição de 600 diplomas do Centro Qualifica a Colaboradores MC.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-37.jpg)
Lançamento da rede social interna Workplace
A MC lançou em 2022 a rede social interna Workplace, uma plataforma de comunicação que pretende ligar todos os colaboradores da Empresa de forma democrática e transversal. O canal permite partilhar, celebrar e reconhecer tudo o que acontece nas diversas unidades de negócio, apelando ao sentimento de pertença ao mundo MC e criando uma rede de conhecimento única.
![](https://mc.sonae.pt/wp-content/themes/miew/relatorio-contas-2022/images/destaques-2022-38.jpg)