Novo conceito de Higiene e Beleza
O novo conceito de Higiene e Beleza, implementado nos hipermercados Continente de Telheiras e de Matosinhos, envolveu a reformulação destes espaços em loja para reforçar o posicionamento da MC como especialista em beleza no mass market. O foco incidiu nos segmentos de rosto e maquilhagem, e nas marcas mais acessíveis e direcionadas aos mais jovens, com destaque para a gama de marca própria MyLabel.
Inovação no auto-serviço de Padaria
A MC procedeu à evolução do conceito de auto-serviço de Padaria no Continente Bom Dia. O novo conceito permite maior capacidade de exposição dos produtos em quantidade e variedade, assim como uma melhoria na facilidade da utilização por parte do Cliente. Está a ser adotado nas novas aberturas e remodelações da insígnia.
"A minha horta" no Continente
Os novos espaços "A minha horta" oferecem, na zona de frescos da loja, uma gama de alfaces e ervas aromáticas que podem ser colhidas diretamente pelo Cliente na instalação móvel em que foram cultivadas. Presente no Continente do Colombo, Matosinhos e Gaia, o novo conceito oferece um produto mais fresco, de maior qualidade e durabilidade, recebendo água e nutrientes através de um sistema de hidroponia.
Abertura da "Cozinha Continente"
Em 2022, lançámos a "Cozinha Continente", um novo espaço de restauração com refeições prontas a comer, para levar ou encomendar, que dá primazia à comida tradicional portuguesa, disponibilizando uma oferta transversal aos diversos momentos de consumo do dia. O primeiro restaurante abriu no Continente de Vila Real, seguindo-se a abertura no Continente de Viseu e, já em 2023, no Continente de Telheiras, em Lisboa.
Lançamento dos pastéis "Dona Quina"
O Continente lançou a sua nova marca de pastelaria Dona Quina, que apresenta 12 pastéis com recheios distintos e autênticos. Produzidos de forma artesanal em Portugal, com receitas exclusivas da marca, os pastéis Dona Quina contam com opções salgadas e doces, sendo adequados quer para acompanhar uma refeição principal ou como um snack "on the go".
nos primeiros 3 meses
Criação do "Clube Continente do Bebé"
Lançado em janeiro, o "Clube Continente do Bebé" nasceu para reforçar o compromisso de apoio às famílias em todas as etapas das suas vidas. Através de descontos exclusivos e acesso a conteúdos especializados, o Clube, que apoiou já mais de 40 mil cuidadores, visa acompanhar os primeiros 36 meses de vida dos bebés, com ofertas adaptadas às diferentes fases de crescimento.
Certificação Bem-estar animal
Em 2022, alargámos a certificação internacional de Bem-estar Animal - Welfair® para a categoria de suíno e aves, já detida para as carnes de ovino e novilho Aberdeen-Angus Continente e Limousine Continente. Esta certificação, que a MC pretende obter em todas as carnes que comercializa, promove as boas práticas de bem-estar animal e sustentabilidade, comprovando a elevada qualidade das carnes vendidas nas lojas Continente.
(RE)Style para venda de roupa em 2.ª mão
A MC criou o espaço (RE)Style na área têxtil das lojas Continente, dando a possibilidade aos seus Clientes de comprar roupa em 2.ª mão de marcas conceituadas a preços competitivos. A Empresa continuou a reafirmar o seu compromisso com a sustentabilidade, proporcionando novas ofertas acessíveis aos seus Clientes, adaptadas ao atual contexto.
Marca de nutrição desportiva "WAY UP"
A MC lançou a WAY UP, uma marca de suplementação e nutrição desportiva ajustada aos objetivos e necessidades nutricionais de todos aqueles que têm um estilo de vida ativo. Desenvolvida em parceria com o Solinca, a WAY UP pretende democratizar o acesso à nutrição desportiva, com produtos certificados e fórmulas patenteadas, a preços competitivos.
Nova gama de bicicletas elétricas
Com o intuito de promover estilos de deslocação mais sustentáveis, a MC desenvolveu e lançou 3 novos modelos de bicicletas elétricas da sua marca exclusiva BERG. Ao expandir a gama não alimentar ao mundo da mobilidade elétrica, a MC prosseguiu a sua missão de democratizar o acesso a produtos sustentáveis e amigos do ambiente.
Implementação do "Refill Spot"
O "Refill Spot", implementado nas lojas Continente do Colombo e de Matosinhos, é um sistema de compra a granel que permite reutilizar embalagens, evitando a utilização de embalagens de uso único. Os clientes podem adquirir detergentes, alimentos secos, e alimentação para animais, trazendo a sua própria embalagem, ou comprando uma reutilizável.
Novo conceito "Eco Spot"
Desenvolvemos o novo conceito do "Eco Spot", um novo espaço em loja onde os Clientes podem depositar pilhas, rolhas, cápsulas de café ou lâmpadas, que serão encaminhadas para reciclagem. Presentes em 5 lojas, estes espaços procuram dar uma resposta às necessidades crescentes na utilização da conveniência das lojas para a prestação de serviços de economia circular.
Expansão das soluções "Plug & Charge"
Iniciado em 2022, o projeto "Carport Plug & Charge" consiste na instalação de painéis solares na cobertura dos parques de estacionamento das lojas, potenciando a redução dos consumos energéticos e contribuindo para a operacionalização dos compromissos de Sustentabilidade da MC.
Prosseguimos também a expansão do "Continente Plug & Charge", disponibilizando o acesso a cerca de 150 pontos de carregamento de veículos elétricos espalhados pelo país.
Reforço da conveniência do e-commerce alimentar
A MC continuou a potenciar as suas plataformas de e-commerce, nomeadamente através da expansão da cobertura do Continente Online (chegando à Madeira com entregas ao domicílio), das parcerias de instant delivery (em 180 lojas), e das lojas com serviço Click&Go (com 173 pontos). A proposta de valor do Continente Online foi melhorada, com o alargamento da gama disponível e a simplificação da experiência de navegação do Cliente.
Serviço de entregas imediatas "Quico Continente"
A MC lançou, com a app "Quico Continente", o seu serviço de entregas rápidas ao domicílio, tornando-se no primeiro retalhista alimentar em Portugal a desenvolver uma solução própria de instant delivery. A aplicação, lançada inicialmente no Porto e já expandida para Lisboa, permite a entrega de produtos de mercearia e refeições do Continente em menos de 30 minutos, dando resposta a missões de compra urgentes e não planeadas, e promovendo a conveniência junto dos consumidores urbanos.
Piloto "Entrega Certa"
Lançámos o piloto "Entrega Certa", um serviço revolucionário em que o Continente faz as compras pelo Cliente. Semanalmente, no Continente Online, é construído o carrinho do Cliente e, no dia e morada pré-selecionados, a entrega acontece (tendo o Cliente a possibilidade de ajustar o carrinho pré-carregado). O serviço, em fase piloto no Grande Porto e Lisboa, e com planos de expansão para outras regiões, leva a comodidade da experiência de compra para um novo patamar.
Desmaterialização campanhas de selos
O Continente desmaterializou todas as campanhas de selos que decorrem nas suas lojas, passando os selos a estar disponíveis no Cartão Continente ou na respetiva app. Esta iniciativa, para além de evitar selos perdidos ou esquecidos, e permitir a transferência de selos para familiares ou amigos através da app Cartão Continente, permite poupar cerca de 24 toneladas de papel por cada campanha.
Ampliação do centro de distribuição da Maia
Em 2022, foram concluídas as intervenções de ampliação e renovação do centro de distribuição da Maia, permitindo a expansão e a incorporação de novas operações, como o abastecimento de pescado e bacalhau para as lojas da região Norte, anteriormente assegurado pelo Centro de Distribuição da Azambuja. O projeto traduziu-se na renovação de 66% da área existente, transformando grande parte dela em área de frio, e num aumento da área efetiva de operação de 19%.
Novo centro de filetagem
O novo centro de filetagem de pescado, localizado no centro de distribuição da Azambuja, permitiu um maior controlo do processo e fornecimento constante de peixe mais fresco. Com a alteração das tendências de consumo e a crescente procura de soluções de confeção rápidas e convenientes, o novo centro de filetagem representa uma mais-valia para aumentar a qualidade das ofertas nas nossas lojas.
Renovação do sistema de voice-picking dos entrepostos
A MC continuou a explorar oportunidades de transformação na sua cadeia logística e de abastecimento. Em 2022, procedemos à modernização do sistema de voz e diálogo que auxilia os operadores no processo de preparação de caixas para as lojas, em todos os centros de distribuição. O novo sistema permitiu aumentar a eficiência da operação, reduzir o erro e aumentar a satisfação dos nossos colaboradores.
Seguro de saúde "KeepWells"
A Wells lançou o plano e seguros de saúde "KeepWells", alargando a sua oferta a um mercado com elevado potencial de crescimento. Esta iniciativa promissora contempla um plano de saúde gratuito e três seguros de saúde muito competitivos, com acesso a +23.000 médicos e aos principais grupos privados.
Crescimento Beleza 4 em 1 da Wells
A Wells reforçou a expansão do seu conceito renovado de Beleza 4 em 1, que alia marcas de parafarmácia, perfumaria, mass market e cuidados profissionais de cabelo. No final de 2022, do total de 298 lojas Wells, o novo conceito de Beleza estava presente em 12 lojas de Norte a Sul do país, contando com espaços dedicados ao atendimento personalizado e experimentação.
Modelo de ótica autónomo da Wells
A Wells apostou na autonomização do seu negócio de ótica, consolidando o seu perfil de especialista neste negócio. Contando já com 280 lojas Wells com produtos de ótica, a insígnia investe agora em lojas especializadas, totalizando 9 no final de 2022. A insígnia reforça assim a sua missão de democratizar o acesso de todos a cuidados de saúde ocular, com uma oferta de óculos graduados das melhores marcas a preços acessíveis.
Reforço da presença em Espanha
A Arenal deu continuidade ao seu plano de expansão, abrindo 7 novas lojas e alargando a sua presença a 3 novas comunidades em Espanha (Navarra, Castilha la Mancha e Extremadura). Passou assim a estar presente também na região Centro do país. O ano foi também favorável para o canal online da Arenal, que alcançou um recorde de vendas em 2022.
Celebração dos 5 anos da Dr. Wells
Em 2022, a Dr. Wells celebrou 5 anos, contando já com 22 clínicas que proporcionam aos seus Clientes cuidados especializados de saúde oral e estética, com o apoio dos melhores equipamentos e dos profissionais mais competentes. A excelência do serviço da Dr. Wells continuou a refletir-se em elevados níveis de reconhecimento do cliente.
Oportunidades de expansão na ZU
Em 2022, concretizámos novas oportunidades de expansão da rede física da ZU, substituindo lojas dedicadas a animais de estimação das galerias comerciais da MC por lojas da insígnia ZU. A iniciativa gerou valor acrescido para a Empresa, através do reforço da atratividade das galerias e do crescimento da insígnia ZU.
Especialização da note! em papelaria escolar
A note! assumiu uma vertente mais especialista no segmento Escolar. Alargou a sua gama e estabeleceu parcerias com as principais marcas de papelaria como a Staedtler, Oxford ou Newpen, promovendo a sua visibilidade em espaços premium da loja (ex.: montras), nos meios digitais e em note.pt. Os programas de fidelização "Tribo" e "Professores notáveis", para alunos e professores, respetivamente, foram amplificados junto das comunidades.
Nova gama de refeições Go Natural
Em 2022, o Go Natural apostou na tecnologia alimentar e no desenvolvimento de novos produtos, com o lançamento de uma nova gama de refeições prontas de livre serviço. Adicionalmente, a insígnia tem vindo a testar evoluções nos conceitos de restauração, tendo adotado um novo menu, inspirado na comida mediterrânea moderna, com pratos que privilegiam ingredientes da estação, de origem natural e não processados.
Meu Super reforça na conveniência
O Meu Super continuou a expandir a sua rede de lojas em 2022. Com uma atrativa proposta de valor, que conta com a oferta da marca própria Continente e as vantagens do seu programa de fidelização, o Meu Super foi galardoado em 2022 com os prémios Cinco Estrelas e Escolha do Consumidor, pelo 6º e 8º ano consecutivos.
Criação do "Fórum de Energia"
Num contexto de crise energética e climática, a MC lançou o "Fórum de Energia", um projeto que visa potenciar iniciativas direcionadas para a otimização energética. O trabalho desenvolvido permitiu implementar um guia de recomendações práticas nas lojas, reforçar os sistemas de controlo de consumos energéticos, e acelerar a instalação de centrais de produção de energia renovável, entre outras iniciativas.
Plataforma "Footprint MC"
A MC desenvolveu a plataforma "Footprint MC", que permite trabalhar diretamente com os fornecedores na aferição e redução da pegada carbónica e hídrica dos seus produtos. O sucesso do projeto traduziu-se na aferição de mais de 300 pegadas, e contou com o envolvimento de mais de 100 fornecedores.
Solução confirming ESG
A MC implementou uma solução pioneira que garante condições de financiamento mais vantajosas para os fornecedores da Empresa que demonstrem o melhor desempenho em indicadores de sustentabilidade. Esta solução, que tem em conta métricas ambientais, sociais e de governo corporativo, pretende encorajar os fornecedores a desenvolver e introduzir práticas mais sustentáveis nas suas operações.
Certificação Resíduo Zero
O Continente passou a incorporar na sua gama frutas e legumes com certificação Resíduo Zero de Pesticidas, tornando-se na primeira cadeia de distribuição em Portugal a fazê-lo de forma regular. Esta certificação salvaguarda princípios de uso eficiente de recursos, menor consumo energético, menores emissões e maior controlo sobre aspetos microbiológicos, questões-chave no que respeita à segurança alimentar e integração com o meio ambiente.
Realização da 4ª Edição do "Festival Comida Continente"
Após 2 anos de interregno devido à pandemia, o Festival da Comida Continente regressou em 2022 para a sua 4ª edição, tendo recebido mais de 500 mil visitantes. Este evento único e gratuito aliou, durante 2 dias, a diversão à alimentação, com espetáculos de música e ações de showcooking e degustação para toda a família.
Campanha "Presentes à Mesa"
Com o propósito apoiar no combate à fome e pobreza, a Missão Continente lançou a campanha de Natal "Presentes à Mesa", angariando mais de 1 milhão de euros para 330 instituições locais. A campanha contou com a parceria da Federação Portuguesa de Futebol, da Associação Portuguesa de Nutrição e da Escola Nacional de Saúde Pública.
Missão de Apoio à Ucrânia
A Missão Continente lançou a "Missão de Apoio à Ucrânia", uma campanha de recolha de fundos para ajudar a população na Ucrânia e os refugiados que chegaram a Portugal, num contexto de emergência social na Europa. No total, a campanha angariou €1,6 milhões, entregues na íntegra ao Fundo de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa.
Bem-estar e formação dos Colaboradores
Num ano de desafios acrescidos para as famílias devido ao contexto económico, a MC reforçou o pacote de benefícios dos seus Colaboradores, tendo ainda entregue um apoio extraordinário de €500 na época de Natal. Ao mesmo tempo, a Empresa continuou a apostar na valorização das competências das suas Pessoas, destacando-se a atribuição de 600 diplomas do Centro Qualifica a Colaboradores MC.
Lançamento da rede social interna Workplace
A MC lançou em 2022 a rede social interna Workplace, uma plataforma de comunicação que pretende ligar todos os colaboradores da Empresa de forma democrática e transversal. O canal permite partilhar, celebrar e reconhecer tudo o que acontece nas diversas unidades de negócio, apelando ao sentimento de pertença ao mundo MC e criando uma rede de conhecimento única.