MISSÃO CONTINENTE EQUIPA ALA PEDIÁTRICA DO HOSPITAL SÃO JOÃO NO PORTO

A Missão Continente é um dos parceiros da nova ala pediátrica do Hospital São João no Porto, tendo contribuído para a construção da área lúdica - um espaço dedicado às crianças internadas para que possam brincar, estudar e ter um dia-a-dia mais normal, abstraindo-se um pouco da doença e do ambiente hospitalar.

Artes plásticas, desenhos, idas ao supermercado ou à oficina e casinhas de brincar são algumas das muitas atividades possíveis de realizar neste espaço que pretende ser divertido e acolhedor, reduzindo o stress hospital.

Aumentar o acesso a cuidados de saúde de qualidade, onde a família esteja sempre envolvida é o objetivo da sala de brincar do Hospital São João no Porto, que tem 300 m2 e está aberta todos os dias do ano, das 9h às 20h. Neste espaço, que conta com o apoio de cerca de 150 voluntários, as crianças podem divertir-se, brincar e fazer exercício físico, reduzindo o stress das famílias, promovendo experiências positivas e mantendo a rotina escolar durante o período hospitalar. Há também uma zona exclusiva para pais, aberta 24h por dia, onde podem descansar ou aquecer refeições, e uma zona de relaxamento multissensorial (sala snoezelen) com música suave, colunas de água e projeções de imagens.

Missão Continente doa veículos de brincar Zoko

Também para diminuir a ansiedade das crianças face aos procedimentos cirúrgicos, a Missão Continente doou sete veículos de brincar Zoko para as crianças serem transportadas até ao bloco operatório de uma forma mais alegre e descontraída. Os carros de brincar são cópias do modelo Fiat 500, com os detalhes do carro real, mas adaptados aos mais novos. O volante tem um leitor multimédia para ouvir música, as portas abrem lateralmente e existe um cinto de segurança no lugar do condutor.


José Fortunato, Presidente da Missão Continente, refere que “é para nós um motivo de orgulho e felicidade ajudar a concretizar este projeto tão importante para o Hospital de São João, para que continuem o trabalho tão relevante que fazem em prol das crianças que se se encontram num estado vulnerável. A Missão Continente tem vindo a colaborar e a apoiar o Hospital São João nos últimos anos, nomeadamente durante a pandemia."

 "Sabemos da nossa responsabilidade enquanto marca que está presente na vida de todos os portugueses e vamos continuar a contribuir com estes projetos que criam impacto positivo na sociedade.”, acrescenta o Presidente da Missão Continente.

Com capacidade para 100 camas e 700 colaboradores, a nova ala pediátrica tem blocos operatórios, unidades de cuidados intensivos neonatais e uma unidade de queimados pediátricos, além de outras valências como cardiologia pediátrica, cirurgia cardíaca e de intervenção, oncologia pediátrica, grande trauma e resposta a doentes neurocríticos.

Segundo Fernando Araújo, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de São João, “queremos agradecer o apoio da Missão Continente que tem estado sempre presente. Sobretudo nos momentos em que mais precisámos. O apoio ao espaço lúdico da ala pediátrica e agora estes veículos de brincar fazem a diferença para estas crianças e também para os pais e equipa médica, diminuindo o estado de ansiedade inevitável em que se encontram antes dos procedimentos cirúrgicos."

Privacy Preference Center