Data
26 Julho 2023
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CONTINENTE É O PRIMEIRO A ELIMINAR AS TAMPAS PLÁSTICAS DOS IOGURTES LÍQUIDOS
O Continente é o primeiro retalhista a eliminar as tampas de plástico dos iogurtes líquidos de marca própria, para garantir a diminuição de plástico e evitar que estas cheguem à natureza, em particular aos ecossistemas marinhos, onde são uma das principais causas de poluição, mas também de mortes de animais por ingestão.
Link Imagens Iogurtes líquidos Continente
As tampas de plástico estão no topo do desperdício plástico recolhido nas limpezas de praias porque, devido ao seu tamanho e peso, não passam na fase de triagem dos resíduos e são inadvertidamente desviadas da ‘rota’ dos sistemas de gestão de resíduos.
Esta alteração, que já começa a ser visível nas lojas, vai permitir poupar cerca de 100 toneladas de plástico por ano, reduzindo assim em 15% a quantidade deste material nos cerca de 69 milhões de frascos de iogurte líquido vendidos por ano.
Além da eliminação das tampas, os iogurtes da marca Continente vão sofrer uma outra alteração na sua embalagem: o rótulo deixará de indicar a data de validade sob a descrição “Consumir até” para “Consumir de preferência antes de”, sensibilizando o consumidor final para o combate ao desperdício alimentar.
Segundo o Reporte do Global Commitment da Ellen MacArthur Foundation, que acompanha anualmente o progresso comum dos mais de 500 signatários do New Plastics Economy Global Commitment, a MC continua a apresentar um desempenho acima da média do retalho, quando comparado com signatários de todo o mundo e do seu setor, e o melhor resultado entre todos os retalhistas que operam em Portugal. No panorama nacional, a MC lidera na percentagem de embalagens já reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis e este projeto vem reforçar esse compromisso da marca
Em 2022, o retalhista atingiu uma taxa de reciclabilidade das suas embalagens de plástico de 80%, representando um crescimento de 5,3 pp face a 2021, e a incorporação de 14,1% de matéria-prima reciclada (+2,0 pp face a 2021). Adicionalmente, a marca criou um manual de eco-design, para garantir o desenvolvimento, de raiz, de embalagens mais sustentáveis e efetivamente recicláveis para os seus produtos.
Link Imagens Iogurtes líquidos Continente
As tampas de plástico estão no topo do desperdício plástico recolhido nas limpezas de praias porque, devido ao seu tamanho e peso, não passam na fase de triagem dos resíduos e são inadvertidamente desviadas da ‘rota’ dos sistemas de gestão de resíduos.
Esta alteração, que já começa a ser visível nas lojas, vai permitir poupar cerca de 100 toneladas de plástico por ano, reduzindo assim em 15% a quantidade deste material nos cerca de 69 milhões de frascos de iogurte líquido vendidos por ano.
Além da eliminação das tampas, os iogurtes da marca Continente vão sofrer uma outra alteração na sua embalagem: o rótulo deixará de indicar a data de validade sob a descrição “Consumir até” para “Consumir de preferência antes de”, sensibilizando o consumidor final para o combate ao desperdício alimentar.
Segundo o Reporte do Global Commitment da Ellen MacArthur Foundation, que acompanha anualmente o progresso comum dos mais de 500 signatários do New Plastics Economy Global Commitment, a MC continua a apresentar um desempenho acima da média do retalho, quando comparado com signatários de todo o mundo e do seu setor, e o melhor resultado entre todos os retalhistas que operam em Portugal. No panorama nacional, a MC lidera na percentagem de embalagens já reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis e este projeto vem reforçar esse compromisso da marca
Em 2022, o retalhista atingiu uma taxa de reciclabilidade das suas embalagens de plástico de 80%, representando um crescimento de 5,3 pp face a 2021, e a incorporação de 14,1% de matéria-prima reciclada (+2,0 pp face a 2021). Adicionalmente, a marca criou um manual de eco-design, para garantir o desenvolvimento, de raiz, de embalagens mais sustentáveis e efetivamente recicláveis para os seus produtos.