Missão Continente divulga relatório anual
O Relatório da Missão Continente 2019, agora apresentado, espelha todas as iniciativas de responsabilidade social do Continente e do seu compromisso para a construção de um futuro sustentável. Representa também um agradecimento a todos os parceiros da Instituição pelo seu envolvimento e suporte em todos os projetos.
De entre os compromissos da Missão Continente, destacamos:
Promover a redução do desperdício alimentar
Em 2019, a Missão Continente doou um total de 12,3 milhões em excedentes alimentares, dos quais 8,5 milhões foram entregues a 1.013 instituições de solidariedade social e de apoio a animais espalhadas pelo país e os restantes disponibilizados internamente nas áreas sociais das lojas e entrepostos.
Consciente da limitação de recursos do Planeta e da crescente procura, a Missão Continente atua ao nível do combate ao desperdício alimentar, procurando aproveitar ao máximo todos os recursos, reintroduzindo no ciclo de vida os subprodutos dos processos de transformação ou reabsorvendo os excedentes dos processos de distribuição, como é exemplo a Bread Beer – uma cerveja artesanal produzida com restos de pão e migalhas das padarias Continente, em colaboração com a cervejeira Vadia.
Incentivar a alimentação e estilo de vida saudáveis
Sendo a Alimentação uma área foco da atividade do Continente, este tema tem ganho destaque no âmbito da atuação da Missão Continente, no sentido de contribuir para a promoção de estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis, redução do desperdício alimentar e sensibilização para o consumo consciente.
O Programa Escola Missão Continente, que visa apoiar as escolas do 1º ciclo do ensino básico na sensibilização para uma alimentação saudável e um consumo consciente, abordando temas como dietas saudáveis, desperdício alimentar ou a importância da reciclagem, teve uma participação de 333 escolas de todo o país e 31.406 alunos participaram nas atividades do programa.
No âmbito do Donativo Missão Continente e com o contributo dos portugueses, apoiam-se anualmente projetos de intervenção social e de desenvolvimento sustentável por todos o país. A edição 2018/19 apoiou com 240 mil euros, 12 projetos nacionais dedicados à Alimentação Saudável, Desperdício Alimentar e Inclusão Social, contando com o envolvimento de diferentes parceiros da Missão Continente para identificar e avaliar as centenas de candidaturas recebidas.
Em 2019 foram também concluídos planos de otimização nutricional em mais de 60 produtos, que se traduzem em reduções anuais de 47 toneladas de sal, 200 toneladas de açúcares em iogurtes líquidos e bolachas e mais de 25 toneladas de gorduras em iogurtes gregos.
Sensibilizar para o consumo consciente
A Missão Continente tem ativado projetos de economia circular para combater o desperdício. São exemplo os doces & chutneys feitos a partir de frutas e legumes que perdem a sua atratividade comercial; o Panana, um bolo feito com polpa das bananas que são retiradas de venda e a Bread Beer, uma cerveja artesanal desenvolvida em conjunto com a Vadia, produzida com excedentes do pão das padarias Continente.
O projeto ‘Banana Solteira’ tem como objetivo incentivar a compra das bananas que foram separadas do respetivo cacho, ficando sozinhas, e assim reduzir o desperdício alimentar. Em 2019, o desperdício destas bananas teve uma redução de 25% face ao ano anterior.
Apoiar a Comunidade Interna
Em 2019, o programa Somos Sonae apoiou 343 pessoas, abrangendo os colaboradores e o seu agregado familiar.
O programa Flex it Up – lançado no ano passado - é uma das iniciativas implementadas no âmbito do movimento Improving Our Life (IOL), e que tem como propósito possibilitar o acesso a diferentes iniciativas de trabalho flexível e que permitem que os colaboradores integrem os vários momentos da sua vida pessoal e profissional, de acordo com as suas necessidades. Este programa simboliza, em simultâneo, uma mudança e disrupção relativamente a alguns paradigmas que estão associados ao setor do retalho.
O Centro Qualifica Sonae MC promove a educação e o reconhecimento de competências, contribuindo para melhorar o nível de escolaridade da população. Em 2019, o Centro Qualifica Sonae MC contou com 1.400 inscritos e já certificou 277 pessoas.
Boas Práticas Ambientais
Em 2019, o Continente lançou a plataforma totalmente dedicada ao tema do plástico: http://plasticoresponsavel.continente.pt/ que reflete o seu compromisso, iniciativas, mas também notícias nacionais e internacionais, além de dicas para uma melhor utilização deste material.
O lançamento surge no âmbito do Compromisso para o Uso Responsável dos Plásticos, que enquadra também um conjunto de outras iniciativas que têm sido avançadas pelo Continente, de que se destacam: a assinatura do pacto internacional “New Plastics Economy Global Commitment” liderado pela Fundação Ellen MacArthur (em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente); a intenção de 100% dos mais de 750 milhões de embalagens da Marca Própria que são colocadas no mercado todos os anos, serem reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025; a redução da utilização de plástico virgem – quer por redução ou eliminação da sua utilização, quer por substituição por materiais reciclados – ou; a promoção da reutilização, criando alternativas aos sacos de plástico convencionais para as frutas e legumes, entre muitos outros.
Em 2019, foi inaugurado o primeiro supermercado plastic free na secção de frutas e legumes: o Continente Bom Dia Via Catarina Shopping, no Porto.
No âmbito das iniciativas desenvolvidas pela Estratégia para o Uso Responsável de Plásticos, o Continente já reduziu mais de 4,2 mil toneladas de plástico Virgem.
Outra forma de difundir a importância da sustentabilidade ambiental tem sido através das iniciativas que a Missão Continente dedica a diferentes stakeholders da sociedade, como é o caso do II Grande Inquérito sobre Sustentabilidade em Portugal que disponibiliza à sociedade civil vários insights sobre a opinião pública a respeito do tema.
Sobre a Missão Continente
A Missão Continente representa todas as iniciativas de responsabilidade social do Continente e do seu compromisso para a construção de um futuro sustentável. Neste sentido, tem vindo a atuar em diversos quadrantes, focando-se em iniciativas que vão ao encontro das necessidades da sociedade atual.
Com um grande foco na Alimentação, a Missão Continente promove estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis, atua na redução do desperdício alimentar e sensibiliza para o consumo consciente.
É parte ativa nas comunidades onde está presente, através do apoio a iniciativas internas e externas e fomenta o respeito pelo ambiente através da promoção de boas práticas ambientais e de sensibilização para a adoção de comportamentos responsáveis.
De entre os compromissos da Missão Continente, destacamos:
Promover a redução do desperdício alimentar
Em 2019, a Missão Continente doou um total de 12,3 milhões em excedentes alimentares, dos quais 8,5 milhões foram entregues a 1.013 instituições de solidariedade social e de apoio a animais espalhadas pelo país e os restantes disponibilizados internamente nas áreas sociais das lojas e entrepostos.
Consciente da limitação de recursos do Planeta e da crescente procura, a Missão Continente atua ao nível do combate ao desperdício alimentar, procurando aproveitar ao máximo todos os recursos, reintroduzindo no ciclo de vida os subprodutos dos processos de transformação ou reabsorvendo os excedentes dos processos de distribuição, como é exemplo a Bread Beer – uma cerveja artesanal produzida com restos de pão e migalhas das padarias Continente, em colaboração com a cervejeira Vadia.
Incentivar a alimentação e estilo de vida saudáveis
Sendo a Alimentação uma área foco da atividade do Continente, este tema tem ganho destaque no âmbito da atuação da Missão Continente, no sentido de contribuir para a promoção de estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis, redução do desperdício alimentar e sensibilização para o consumo consciente.
O Programa Escola Missão Continente, que visa apoiar as escolas do 1º ciclo do ensino básico na sensibilização para uma alimentação saudável e um consumo consciente, abordando temas como dietas saudáveis, desperdício alimentar ou a importância da reciclagem, teve uma participação de 333 escolas de todo o país e 31.406 alunos participaram nas atividades do programa.
No âmbito do Donativo Missão Continente e com o contributo dos portugueses, apoiam-se anualmente projetos de intervenção social e de desenvolvimento sustentável por todos o país. A edição 2018/19 apoiou com 240 mil euros, 12 projetos nacionais dedicados à Alimentação Saudável, Desperdício Alimentar e Inclusão Social, contando com o envolvimento de diferentes parceiros da Missão Continente para identificar e avaliar as centenas de candidaturas recebidas.
Em 2019 foram também concluídos planos de otimização nutricional em mais de 60 produtos, que se traduzem em reduções anuais de 47 toneladas de sal, 200 toneladas de açúcares em iogurtes líquidos e bolachas e mais de 25 toneladas de gorduras em iogurtes gregos.
Sensibilizar para o consumo consciente
A Missão Continente tem ativado projetos de economia circular para combater o desperdício. São exemplo os doces & chutneys feitos a partir de frutas e legumes que perdem a sua atratividade comercial; o Panana, um bolo feito com polpa das bananas que são retiradas de venda e a Bread Beer, uma cerveja artesanal desenvolvida em conjunto com a Vadia, produzida com excedentes do pão das padarias Continente.
O projeto ‘Banana Solteira’ tem como objetivo incentivar a compra das bananas que foram separadas do respetivo cacho, ficando sozinhas, e assim reduzir o desperdício alimentar. Em 2019, o desperdício destas bananas teve uma redução de 25% face ao ano anterior.
Apoiar a Comunidade Interna
Em 2019, o programa Somos Sonae apoiou 343 pessoas, abrangendo os colaboradores e o seu agregado familiar.
O programa Flex it Up – lançado no ano passado - é uma das iniciativas implementadas no âmbito do movimento Improving Our Life (IOL), e que tem como propósito possibilitar o acesso a diferentes iniciativas de trabalho flexível e que permitem que os colaboradores integrem os vários momentos da sua vida pessoal e profissional, de acordo com as suas necessidades. Este programa simboliza, em simultâneo, uma mudança e disrupção relativamente a alguns paradigmas que estão associados ao setor do retalho.
O Centro Qualifica Sonae MC promove a educação e o reconhecimento de competências, contribuindo para melhorar o nível de escolaridade da população. Em 2019, o Centro Qualifica Sonae MC contou com 1.400 inscritos e já certificou 277 pessoas.
Boas Práticas Ambientais
Em 2019, o Continente lançou a plataforma totalmente dedicada ao tema do plástico: http://plasticoresponsavel.continente.pt/ que reflete o seu compromisso, iniciativas, mas também notícias nacionais e internacionais, além de dicas para uma melhor utilização deste material.
O lançamento surge no âmbito do Compromisso para o Uso Responsável dos Plásticos, que enquadra também um conjunto de outras iniciativas que têm sido avançadas pelo Continente, de que se destacam: a assinatura do pacto internacional “New Plastics Economy Global Commitment” liderado pela Fundação Ellen MacArthur (em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente); a intenção de 100% dos mais de 750 milhões de embalagens da Marca Própria que são colocadas no mercado todos os anos, serem reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025; a redução da utilização de plástico virgem – quer por redução ou eliminação da sua utilização, quer por substituição por materiais reciclados – ou; a promoção da reutilização, criando alternativas aos sacos de plástico convencionais para as frutas e legumes, entre muitos outros.
Em 2019, foi inaugurado o primeiro supermercado plastic free na secção de frutas e legumes: o Continente Bom Dia Via Catarina Shopping, no Porto.
No âmbito das iniciativas desenvolvidas pela Estratégia para o Uso Responsável de Plásticos, o Continente já reduziu mais de 4,2 mil toneladas de plástico Virgem.
Outra forma de difundir a importância da sustentabilidade ambiental tem sido através das iniciativas que a Missão Continente dedica a diferentes stakeholders da sociedade, como é o caso do II Grande Inquérito sobre Sustentabilidade em Portugal que disponibiliza à sociedade civil vários insights sobre a opinião pública a respeito do tema.
Sobre a Missão Continente
A Missão Continente representa todas as iniciativas de responsabilidade social do Continente e do seu compromisso para a construção de um futuro sustentável. Neste sentido, tem vindo a atuar em diversos quadrantes, focando-se em iniciativas que vão ao encontro das necessidades da sociedade atual.
Com um grande foco na Alimentação, a Missão Continente promove estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis, atua na redução do desperdício alimentar e sensibiliza para o consumo consciente.
É parte ativa nas comunidades onde está presente, através do apoio a iniciativas internas e externas e fomenta o respeito pelo ambiente através da promoção de boas práticas ambientais e de sensibilização para a adoção de comportamentos responsáveis.