Data
8 Junho 2021
Já pode ir às compras e levar as caixas de casa
Os clientes de todas as lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia, já podem levar as suas caixas herméticas para compras nos balcões de atendimento de charcutaria e take away, evitando as habituais embalagens descartáveis para transportar comida pronta e os "embrulhos" de plástico da charcutaria. Se todos aderirem, a poupança poderá chegar às 210 toneladas de plástico anuais – o equivalente a 50 elefantes.
"Traga vazia, leve cheia. Reutilize a sua embalagem" é o mote da primeira iniciativa do género em Portugal, que arrancou o ano passado em modo piloto no Continente Modelo de Vila do Conde, Continente Vasco da Gama e Continente Gaiashopping e está agora disponível em todas as lojas Continente.
A marca Continente antecipa assim o estabelecido no Decreto-Lei n.º 102-D/2020: a partir de 1 de janeiro de 2022, todos os estabelecimentos comerciais vão ser obrigados a aceitar os recipientes trazidos de casa pelos clientes (e também a cobrar taxa pelas embalagens descartáveis de take away).
Como usar as caixas herméticas no supermercado
Por questões de uniformização, controlo e higiene, as caixas do cliente têm de estar limpas e secas, livres de odores, sem resíduos de utilizações anteriores e com tampa funcional. Não são aceites caixas de vidro, uma vez que a potencial quebra ou danificação da embalagem traz riscos acrescidos à segurança alimentar. Os colaboradores das seções de charcutaria e take away pesam o produto dentro da caixa (subtraindo o peso da mesma) e a etiqueta com o respetivo código de barras é colada num cartão criado para o efeito, semelhante ao utilizado na pesagem de fruta e legumes (papel 100% reciclado).
Levar as próprias caixas ou comprar na loja
Os clientes podem levar as suas próprias caixas ou podem ainda comprar uma das três caixas herméticas disponíveis nas secções de charcutaria e de take away, evitando assim o uso desnecessário de plástico que é habitualmente descartado (e muitas vezes não reciclado). Estas têm capacidade para 0,5L, 1L ou 1,85L, e preços entre 1,50€ (a mais pequena) e 2,50€ (a caixa maior).
Para promover o hábito da reutilização, durante o mês de junho, todos os clientes que levem as suas caixas beneficiam de 10% de desconto imediato (mediante apresentação de Cartão Continente) em produtos de take away do balcão de atendimento.
Estratégia para o Uso Responsável dos Plásticos
“O Continente, enquanto líder no retalho em Portugal, tem implementado várias iniciativas que proporcionam aos clientes a adoção de processos de compra mais sustentáveis, usando embalagens reutilizáveis em alternativa às embalagens descartáveis” explica Pedro Lago, Diretor de Projetos de Sustentabilidade e Economia Circular da Sonae MC.
“Seguindo a nossa estratégia para uma utilização mais responsável do plástico, assumimos o compromisso interno de aumentar os níveis de reutilização nas nossas lojas. Na sequência deste compromisso, propusemo-nos a ser pioneiros em todas as iniciativas de reutilização a acontecer em Portugal. Atualmente temos em vigor em todas as nossas lojas, processos de reutilização nas secções das Frutas e Legumes e Padaria, ou seja, o cliente pode trazer de casa os seus sacos ou comprar um dos que estão para venda (e que foram concebidos para muitas reutilizações) e utilizá-los nestas secções.”
O Continente tem vindo a implementar diversas medidas no âmbito da sua Estratégia para o Uso Responsável dos Plásticos. Em 2020, o Continente alcançou um nível de poupança superior a 4,2 mil toneladas de plástico virgem por ano. Este valor representa um crescimento de 90% em relação às 2,2 mil toneladas/ano anunciadas em abril de 2019.
Além das toneladas de plástico virgem eliminadas (entre eliminação de plástico considerado desnecessário e substituição de material virgem por reciclado), a marca substituiu ainda 50 toneladas de plástico com baixa reciclabilidade (como o PVC) por outros materiais mais fáceis de reciclar (como o PET) dos seus produtos. Atualmente, 70% das referências de marca própria já são 100% recicláveis.
Enquanto agente ativo na promoção de hábitos de consumo conscientes, o Continente assumiu o compromisso de antecipar para 2025, a ambição definida pela União Europeia para 2030, de reduzir (ou mesmo eliminar quando possível) a utilização de materiais de plástico de origem fóssil, no que diz respeito aos produtos de marca própria, assegurando ainda que todos eles têm embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.
"Traga vazia, leve cheia. Reutilize a sua embalagem" é o mote da primeira iniciativa do género em Portugal, que arrancou o ano passado em modo piloto no Continente Modelo de Vila do Conde, Continente Vasco da Gama e Continente Gaiashopping e está agora disponível em todas as lojas Continente.
A marca Continente antecipa assim o estabelecido no Decreto-Lei n.º 102-D/2020: a partir de 1 de janeiro de 2022, todos os estabelecimentos comerciais vão ser obrigados a aceitar os recipientes trazidos de casa pelos clientes (e também a cobrar taxa pelas embalagens descartáveis de take away).
Como usar as caixas herméticas no supermercado
Por questões de uniformização, controlo e higiene, as caixas do cliente têm de estar limpas e secas, livres de odores, sem resíduos de utilizações anteriores e com tampa funcional. Não são aceites caixas de vidro, uma vez que a potencial quebra ou danificação da embalagem traz riscos acrescidos à segurança alimentar. Os colaboradores das seções de charcutaria e take away pesam o produto dentro da caixa (subtraindo o peso da mesma) e a etiqueta com o respetivo código de barras é colada num cartão criado para o efeito, semelhante ao utilizado na pesagem de fruta e legumes (papel 100% reciclado).
Levar as próprias caixas ou comprar na loja
Os clientes podem levar as suas próprias caixas ou podem ainda comprar uma das três caixas herméticas disponíveis nas secções de charcutaria e de take away, evitando assim o uso desnecessário de plástico que é habitualmente descartado (e muitas vezes não reciclado). Estas têm capacidade para 0,5L, 1L ou 1,85L, e preços entre 1,50€ (a mais pequena) e 2,50€ (a caixa maior).
Para promover o hábito da reutilização, durante o mês de junho, todos os clientes que levem as suas caixas beneficiam de 10% de desconto imediato (mediante apresentação de Cartão Continente) em produtos de take away do balcão de atendimento.
Estratégia para o Uso Responsável dos Plásticos
“O Continente, enquanto líder no retalho em Portugal, tem implementado várias iniciativas que proporcionam aos clientes a adoção de processos de compra mais sustentáveis, usando embalagens reutilizáveis em alternativa às embalagens descartáveis” explica Pedro Lago, Diretor de Projetos de Sustentabilidade e Economia Circular da Sonae MC.
“Seguindo a nossa estratégia para uma utilização mais responsável do plástico, assumimos o compromisso interno de aumentar os níveis de reutilização nas nossas lojas. Na sequência deste compromisso, propusemo-nos a ser pioneiros em todas as iniciativas de reutilização a acontecer em Portugal. Atualmente temos em vigor em todas as nossas lojas, processos de reutilização nas secções das Frutas e Legumes e Padaria, ou seja, o cliente pode trazer de casa os seus sacos ou comprar um dos que estão para venda (e que foram concebidos para muitas reutilizações) e utilizá-los nestas secções.”
O Continente tem vindo a implementar diversas medidas no âmbito da sua Estratégia para o Uso Responsável dos Plásticos. Em 2020, o Continente alcançou um nível de poupança superior a 4,2 mil toneladas de plástico virgem por ano. Este valor representa um crescimento de 90% em relação às 2,2 mil toneladas/ano anunciadas em abril de 2019.
Além das toneladas de plástico virgem eliminadas (entre eliminação de plástico considerado desnecessário e substituição de material virgem por reciclado), a marca substituiu ainda 50 toneladas de plástico com baixa reciclabilidade (como o PVC) por outros materiais mais fáceis de reciclar (como o PET) dos seus produtos. Atualmente, 70% das referências de marca própria já são 100% recicláveis.
Enquanto agente ativo na promoção de hábitos de consumo conscientes, o Continente assumiu o compromisso de antecipar para 2025, a ambição definida pela União Europeia para 2030, de reduzir (ou mesmo eliminar quando possível) a utilização de materiais de plástico de origem fóssil, no que diz respeito aos produtos de marca própria, assegurando ainda que todos eles têm embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.