Volume de negócios de Sonae MC aumenta 9,2%, em 2019: o maior crescimento em mais de dez anos
- Volume de negócios da Sonae MC aumenta 9,2% em 2019, para 4.702M€ (3,0% no universo comparável de lojas)
- A expansão do portefólio foi evidente com a abertura de 91 lojas próprias e um acréscimo de 36 mil m2 de área bruta de venda
- Esta evolução deve-se a um notável desempenho comercial, uma expansão sustentada e uma aquisição estratégica
O volume de negócios da Sonae MC aumentou 9,2% em 2019, para 4.702M€. Esta variação representa o maior crescimento da empresa em mais de 10 anos, permitindo reforçar a sua posição de liderança no mercado.
Este desempenho positivo, transversal a todas as insígnias, foi impulsionado por uma evolução das vendas de 3,0% no universo comparável de lojas, com crescimento também em volumes.
Em 2019, a Sonae MC deu continuidade à aposta na expansão do seu portefólio, com a abertura de 91 lojas próprias (com destaque para 13 Continente Bom Dia e 3 Continente Modelo), representando um acréscimo de 36 mil m2 de área bruta de venda. No final do ano, a rede de lojas da Sonae MC totalizava 1.228 unidades (incluindo franquias), correspondentes a 911 mil m2.
Em termos de formatos, os Hipermercados Continente apresentaram um sólido crescimento, mantendo-se um caso internacional de sucesso. Os Supermercados Continente Modelo e Continente Bom Dia revelaram um desempenho dinâmico, beneficiando da sua proximidade e conveniência, atributos cada vez mais valorizados pelos consumidores. As outras insígnias mantiveram um ritmo de desenvolvimento acelerado, com destaque para a internacionalização do negócio de Saúde & Bem-estar, através da aquisição da Arenal (uma empresa de retalho de parafarmácias e perfumarias, líder no noroeste de Espanha), concretizada logo no início de 2019.
As principais categorias cresceram acima do mercado, com destaque para as áreas alimentar, frescos e nutrição saudável. As vendas de marca própria também aumentaram significativamente, suportadas no lançamento de produtos inovadores e ajustamentos na gama.
Adicionalmente, a empresa continuou a melhorar a experiência do cliente através de novos conceitos de loja e implementação de tecnologias inovadoras (por exemplo, a nova app Cartão Continente, a app Continente Siga ou o serviço de pagamentos móveis).
“Estamos orgulhosos com o desempenho comercial alcançado em 2019, com um crescimento assinalável de vendas totais e no universo comparável de lojas, e um 4º trimestre robusto a encerrar o ano. Executamos a nossa estratégia de forma consistente, e continuamos a fazer progressos relevantes em todas as dimensões da experiência de compra, com uma proposta de valor atrativa e uma notoriedade de marca recorde.” refere Luís Moutinho, CEO da Sonae MC.