Data
3 Junho 2020
Continente é Marca de Confiança Ambiente pela 11ª vez consecutiva
O Continente acaba de ser eleito "Marca de Confiança Ambiente 2020” pelos portugueses, pelo 11.º ano consecutivo, na categoria de “Hiper/Supermercados”.
De acordo com Vítor Martins, Diretor de Ambiente da Sonae MC, “é com grande satisfação que recebemos, pelo 11.º ano consecutivo, a distinção Marca de Confiança Ambiente. A sustentabilidade ambiental é um pilar fundamental no desenvolvimento dos negócios da Sonae MC. Enquanto retalhista líder alimentar no mercado nacional, há muito que assumimos ser nosso dever encontrar e implementar medidas que procurem minimizar o impacte da nossa atividade no ambiente, sensibilizando e apoiando também fornecedores, parceiros, colaboradores e clientes para a importância do seu contributo para a sustentabilidade ambiental.”
O Continente tem vindo a implementar diversas medidas, como a alteração progressiva da sua matriz energética, apostando na eficiência e na produção autónoma de eletricidade a partir de fontes renováveis, ou o seu “Compromisso para o Uso Responsável do Plástico”. Através das iniciativas desenvolvidas para reduzir ou eliminar a utilização de materiais de plástico de origem fóssil, o Continente já economizou, numa base anualizada, 4,2 mil toneladas de plástico fóssil virgem até ao final de 2019, o que representa uma poupança 90% superior às projeções iniciais de 2,2 mil toneladas/ano.
Além disso, a marca tem também apostado em projetos de economia circular e combate ao desperdício, como são os produtos feitos a partir de material reciclado com origem nos resíduos gerados nas suas operações, ou a partir de excedentes alimentares, a Caixa Zer0% Desperdício (caixas de 5Kg com frutas e legumes que se aproximam do fim do seu valor comercial, pelo preço de 0,50€ ao kg), além da doação diária de excedentes alimentares a instituições de solidariedade social e associações de apoio a animais, que em 2019 correspondeu a 12,3 milhões de Euros.
Outra forma de difundir a importância da sustentabilidade ambiental tem sido através das iniciativas dedicadas a diferentes stakeholders da sociedade, como é o caso do II Grande Inquérito sobre Sustentabilidade em Portugal que disponibiliza à sociedade civil vários insights sobre a opinião pública a respeito do tema, ou o Programa Escola Missão Continente que aborda, entre outros, o tema do consumo consciente junto de alunos do 1º ciclo de todo o País.
O selo “Marca de Confiança Ambiente 2020” está incluído no estudo "Marcas de Confiança” realizado pela revista Selecções do Reader’s Digest, que tem como objetivo medir o grau de confiança que os consumidores depositam nas marcas. Esta 20.ª edição contou com um universo de mais de 12.000 inquiridos que votaram em dezenas de marcas, distribuídas por 12 categorias de produtos ou serviços, através de um questionário misto: via postal e online, com respostas livres e espontâneas.
De acordo com Vítor Martins, Diretor de Ambiente da Sonae MC, “é com grande satisfação que recebemos, pelo 11.º ano consecutivo, a distinção Marca de Confiança Ambiente. A sustentabilidade ambiental é um pilar fundamental no desenvolvimento dos negócios da Sonae MC. Enquanto retalhista líder alimentar no mercado nacional, há muito que assumimos ser nosso dever encontrar e implementar medidas que procurem minimizar o impacte da nossa atividade no ambiente, sensibilizando e apoiando também fornecedores, parceiros, colaboradores e clientes para a importância do seu contributo para a sustentabilidade ambiental.”
O Continente tem vindo a implementar diversas medidas, como a alteração progressiva da sua matriz energética, apostando na eficiência e na produção autónoma de eletricidade a partir de fontes renováveis, ou o seu “Compromisso para o Uso Responsável do Plástico”. Através das iniciativas desenvolvidas para reduzir ou eliminar a utilização de materiais de plástico de origem fóssil, o Continente já economizou, numa base anualizada, 4,2 mil toneladas de plástico fóssil virgem até ao final de 2019, o que representa uma poupança 90% superior às projeções iniciais de 2,2 mil toneladas/ano.
Além disso, a marca tem também apostado em projetos de economia circular e combate ao desperdício, como são os produtos feitos a partir de material reciclado com origem nos resíduos gerados nas suas operações, ou a partir de excedentes alimentares, a Caixa Zer0% Desperdício (caixas de 5Kg com frutas e legumes que se aproximam do fim do seu valor comercial, pelo preço de 0,50€ ao kg), além da doação diária de excedentes alimentares a instituições de solidariedade social e associações de apoio a animais, que em 2019 correspondeu a 12,3 milhões de Euros.
Outra forma de difundir a importância da sustentabilidade ambiental tem sido através das iniciativas dedicadas a diferentes stakeholders da sociedade, como é o caso do II Grande Inquérito sobre Sustentabilidade em Portugal que disponibiliza à sociedade civil vários insights sobre a opinião pública a respeito do tema, ou o Programa Escola Missão Continente que aborda, entre outros, o tema do consumo consciente junto de alunos do 1º ciclo de todo o País.
O selo “Marca de Confiança Ambiente 2020” está incluído no estudo "Marcas de Confiança” realizado pela revista Selecções do Reader’s Digest, que tem como objetivo medir o grau de confiança que os consumidores depositam nas marcas. Esta 20.ª edição contou com um universo de mais de 12.000 inquiridos que votaram em dezenas de marcas, distribuídas por 12 categorias de produtos ou serviços, através de um questionário misto: via postal e online, com respostas livres e espontâneas.