CONTINENTE DOA 50 MIL EUROS À OCEAN ALIVE

O Continente, através da sua marca de produtos ECO, vai contribuir para a preservação e proteção dos oceanos, apoiando a primeira cooperativa em Portugal dedicada a esta área, a Ocean Alive. O financiamento total de 50 mil euros permitirá alavancar um plano de ação anual para a conservação e restauro da pradaria marinha da Ponta do Adoxe, em Tróia, à entrada do Estuário do Sado.



Esta parceria, financiada através da vendas dos produtos Continente ECO, permitirá ajudar a Ocean Alive no plano de sensibilização junto dos veraneantes e da população local, para alavancar mudanças duráveis que salvaguardem a pradaria da Ponta do Adoxe, habitat berçário das presas de uma população residente de golfinhos e do peixe e marisco da comunidade piscatória. As ações de educação marinha da Ocean Alive na Ponta do Adoxe, em parceria com o Continente ECO, começaram no mês de agosto e têm a UNESCO como parceiro institucional.

Este é um projeto piloto que visa ajudar à proteção de outras pradarias do estuário que estão a ser degradadas pelos mesmos fatores. O plano de ação pretende responder e eliminar os dois problemas que são, atualmente, causadores da degradação da pradaria: o desconhecimento generalizado sobre o seu valor e a inexistência de normas de navegação que salvaguardem a pradaria.

“A gama ECO foi criada a pensar que «a nossa casa não acaba em casa», porque o que fazemos no dia a dia tem impacto no planeta. Quisemos ir ainda mais longe e estamos a formar parcerias que contribuam de forma realmente positiva para o planeta. Estas pradarias, para além de serem o berço de muitas espécies como os golfinhos, são do ponto de vista do sequestro de carbono muito importantes, já que a sua capacidade de ‘absorção’ é superior às florestas terrestres e dura mais tempo, entre séculos a milhares de anos. As pradarias marinhas são críticas para que Portugal possa alcançar a “neutralidade carbónica” em 2050, tal se comprometeu internacionalmente” explica Ana Alves, Diretora Comercial de Marcas Próprias da Sonae MC.

O objetivo da cooperativa é proteger pradarias marinhas como a da Ponta do Adoxe, envolvendo as mulheres da comunidade piscatória – Guardiãs do Mar - através de programas de educação e sensibilização, enquanto monitorizam e avaliam o impacto do projeto.

Privacy Preference Center