MC ASSUME POSIÇÃO DE DESTAQUE NA SUSTENTABILIDADE A NÍVEL GLOBAL

A MC reforça o seu compromisso com a sustentabilidade tendo alcançado posições de destaque a nível global. A empresa tornou-se a primeira retalhista portuguesa com metas validadas pela Science Based Targets Initiative (SBTi), obteve a distinção máxima no ranking do Carbon Disclosure Project (CDP) e conquistou um lugar de destaque no top 3 do The Global Commitment Report 2023 da Ellen MacArthur Foundation (EMF).


A sustentabilidade é parte integrante da estratégia corporativa da MC, estando assente em compromissos e objetivos transversais. Em 2023, a empresa alcançou marcos extraordinários, consolidando a sua posição como líder global na luta contra as alterações climáticas.


A Science Based Targets Initiative tem como objetivo auxiliar empresas a estabelecer metas de redução de emissões de gases de efeito estufa em linha com a ciência climática para limitar o aquecimento global a níveis seguros. A MC é pioneira ao tornar-se na primeira empresa retalhista portuguesa com metas de redução de emissões validadas pela SBTi.


Nesse âmbito a MC estabeleceu metas ambiciosas até 2032. A empresa visa reduzir em 51% as emissões de gases com efeito de estufa das suas operações e em 31% as emissões da sua cadeia de abastecimento  em relação a 2022. A MC está ainda comprometida com a neutralidade carbónica das suas operações até 2040


No último ano, a MC registou uma redução superior a 34% das suas emissões (âmbito 1 e 2), face a 2018. Entre as principais ações destacam-se o investimento na produção on-site e aquisição de energia efetivamente produzida a partir de fontes renováveis; a implementação de medidas de ecoeficiência; a eletrificação dos consumos; e a alteração das centrais de frio.


Relativamente às emissões da cadeia de valor, a MC tem vindo a desenvolver um trabalho conjunto com os seus fornecedores.  Destaca-se o “Footprint MC”, uma plataforma desenvolvida pela empresa e que permite aos produtores aferir a pegada carbónica e hídrica dos seus produtos e identificar oportunidades de melhoria; e o trabalho desenvolvido pelo Clube de Produtores Continente, ao longo destes 25 anos de atividade, que pretende alinhar os produtores pelas melhores práticas, tendo esta visão sido traduzida na criação da “Declaração para a Sustentabilidade” a ser subscrita pelos seus membros.


A instalação de postos de carregamento para viaturas elétricas (Plug & Charge) representa um contributo relevante para o Roadmap de Ação Climática da MC não só pela promoção da mobilidade elétrica, mas também porque permite integrar energia renovável produzia nas lojas Continente. Esta iniciativa financiada pelo Banco Europeu de Investimento e do European Fund for Strategic Investments já instalou, desde o início do projeto, em setembro de 2020, 294 pontos de carregamento, em 76 lojas e registou mais de 450 mil utilizações. A rede, com uma média diária de 85.000 km carregados, já permitiu evitar a libertação de 4.000 toneladas de dióxido de carbono.


No início deste ano, a MC foi ainda distinguida pela sua liderança no combate às alterações climáticas pelo CDP (Carbon Disclosure Project). A organização ambientalista global sem fins lucrativos integrou a empresa na sua “A List”, que reúne as companhias com melhor desempenho e transparência a nível mundial.


A avaliação, realizada pelo CDP, pontuou mais de 23 mil empresas em todo o mundo, com apenas cerca de 1% a registar o nível de excelência da MC. A empresa alcançou o nível “A” da organização que detém a maior base de dados ambiental do mundo, tendo entrado na exclusiva lista das empresas líderes.


O compromisso e desempenho da MC para um uso responsável dos plásticos foi novamente destacado, no âmbito do The Global Commitment Report 2023 da Ellen MacArthur Foundation, com uma performance que coloca a MC entre os melhores retalhistas a nível global. Este relatório avalia o progresso de mais de 1.000 organizações, unidas em torno de uma visão comum, de uma economia circular para os plásticos.


O relatório confirma que a empresa portuguesa apresenta um desempenho acima da média do retalho, quando comparado com signatários de todo o mundo e do seu setor, estando no top 3 na percentagem de embalagens de plástico já reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis, bem como na incorporação de plástico reciclado.


A MC tem um plano de alteração das suas embalagens em curso, para garantir o desenvolvimento, de raiz de embalagens recicláveis para os seus produtos. No último ano estas diretrizes foram revistas, dando origem ao Manual de Packaging Sustentável da MC, bem como à disponibilização de um percurso formativo para colaboradores e fornecedores.


Os resultados alcançados refletem a aposta da MC no desenvolvimento sustentável dos seus negócios e assentam em políticas ativas de sustentabilidade. Mariana Pereira da Silva, Head of Sustanabilty da MC, afirma “Na MC, a sustentabilidade é uma das bases da Estratégia Corporativa. Está assente em compromissos e objetivos concretos para as áreas mais relevantes da nossa atividade. Uma ambição sustentada por roadmaps que orientam as linhas de ação e as iniciativas a serem implementadas pelas nossas equipas dentro de um horizonte temporal específico. São ações que ultrapassam as fronteiras da nossa organização e visam apoiar e acelerar a transformação necessária em toda a nossa cadeia de valor, pois a construção de um futuro sustentável só será possível através um esforço conjunto e concertado dos diferentes stakeholders.”

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