TURMAS DE ESCOLAS EM VILA REAL E BRAGA VENCEM 1º DESAFIO DA ESCOLA MISSÃO CONTINENTE

Os alunos da turma 6º B da Escola Básica e Secundária de Murça, em Vila Real, e os alunos da turma 2º B da Escola Básica de Lomar, em Braga, venceram o primeiro desafio do ano da Escola Missão Continente, sobre o combate ao desperdício alimentar. Nesta edição do programa, estão inscritos mais de 70 mil alunos de 655 escolas, de todos os distritos de Portugal Continental e Ilhas.

Como prémio, as turmas vão assistir e participar numa Sessão de Culinária, utilizando sobras alimentares, com a apresentadora de programas de cozinha e embaixadora do 1.º CEB, Filipa Gomes, que felicitou a turma vencedora através de uma mensagem especial. A jogadora Jéssica Silva, embaixadora do programa para o 2.º CEB, também deixou uma mensagem especial.

O desafio lançado aos alunos era identificar uma situação de desperdício alimentar na sua escola, e desenvolver sugestões para amenizar o problema, através de uma atividade lúdico-pedagógica. Todos os trabalhos foram avaliados por uma equipa da Escola Missão Continente, juntamento com os parceiros Direção-Geral da Educação e Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde (CEIDSS).

A turma do 6º B da Escola Básica e Secundária de Murça criou um jogo com perguntas de escolha múltipla, incentivando à mudança de comportamento e promovendo a sensibilização e participação cívica de todos no combate ao desperdício alimentar.

A turma do 2º B da Escola Básica de Lomar descobriu que havia fruta a ser desperdiçada na escola e desenvolveu um jogo lúdico-pedagógico com base no comportamento dos colegas, com as condutas a seguir/incentivar e comportamento a eliminar/evitar. O jogo compila ainda factos relevantes sobre as frutas e os legumes.

A Escola Missão Continente está a avaliar, pela primeira vez, o impacto deste programa educativo para uma alimentação saudável, em 35 escolas do 1º CEB, durante 4 anos consecutivos (2021-2025). É o primeiro estudo científico num programa de nutrição e saúde comunitária, com esta dimensão, em Portugal.

A Direção Geral da Saúde, o CEIDSS, o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) são os parceiros institucionais da Escola Missão Continente, que conta ainda com o apoio da Direção-Geral da Educação. Desde o início do programa (2016/17), já foram envolvidas mais de 100.000 crianças do 1.º ciclo do ensino básico de escolas de todo o país (continental e ilhas).

Privacy Preference Center