Data
22 Junho 2021
Clube de Produtores Continente assina declaração para a sustentabilidade com a produção nacional
Para promover a produção e consumo sustentáveis e um sistema alimentar que respeita o ambiente, o Clube de Produtores do Continente (CPC) estabeleceu uma ‘Declaração para a Sustentabilidade’, baseada em 11 princípios e diversas iniciativas, por unidade de negócio, aos produtores nacionais. A iniciativa foi dada a conhecer no âmbito do Dia da Gastronomia Sustentável, que se celebra amanhã, 18 de junho.
A declaração, apresentada aos 256 membros do CPC, está alinhada com o 12º objetivo da ONU (produção e consumo sustentáveis), bem como com a estratégia Europeia do Prado ao Prato (sistema alimentar justo, saudável e respeitador do ambiente) e ao Roteiro para Neutralidade Carbónica 2050 (RNC2050) do Ministério do Ambiente e da Transição Energética e tem um prazo de 3 anos para execução.
Ondina Afonso, Presidente do Clube de Produtores Continente, explica que “o objetivo é ajudar os produtores a cumprir as metas traçadas pela Comissão Europeia, pelo que o Clube de Produtores Continente passa a considerar o cumprimento deste acordo como um dos critérios com maior peso no processo de decisão de compra”.
Um dos exemplos dos vários projetos a decorrer junto dos produtores locais é o “Searas de trigo com biodiversidade: salvemos a Águia-caçadeira”. Esta ação piloto do CPC, dirigida à conservação da espécie “Águia-caçadeira” e, na qual se valoriza o contributo das searas de trigo para a preservação de diversas espécies ameaçadas de extinção, é realizada em parceria com a ANPOC - Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais, e o CIBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos. Ondina Afonso explica que “o Continente está preocupado com a biodiversidade e este projeto terá grande impacto na conservação de aves em extinção, sendo que a farinha que utilizamos em todas as nossas Padarias das lojas Continente provém de trigo produzido nestas searas”.
Além disso, 29 produtores do CPC aderiram ao projeto Zero Resíduos, ou seja, frutas e legumes livres de resíduos e em que são salvaguardados princípios de uso eficiente de recursos, menor consumo energético, menores emissões e maior controlo sobre aspetos microbiológicos, fundamentais no que respeita à segurança alimentar e integração com o meio ambiente, garantido a sustentabilidade de todo o sistema agrícola. “Este verão, já teremos nas nossas lojas Continente melão verde, melão branco e melancia certificados com este projeto Resíduo Zero”, refere a Presidente do Clube de Produtores Continente.
Em 2020, através do Clube de Produtores Continente, a Sonae MC comprou à produção nacional 206 mil toneladas de produtos, num valor total de 365 milhões de euros, o que representa um crescimento de 28% em relação às toneladas compradas em 2019.
O objetivo do Clube de Produtores Continente é disponibilizar produtos nacionais de excelência aos clientes, resultantes de um trabalho de parceira com os produtores, com suporte em conhecimento técnico-científico e que permite alinhar a oferta às tendências de consumo. É também aposta do Clube o apoio à produção local, a produtores de pequena escala, conseguindo abastecer algumas lojas da cadeia de retalho Continente, traduzindo-se numa oferta de “Produtos da Região”.
A declaração, apresentada aos 256 membros do CPC, está alinhada com o 12º objetivo da ONU (produção e consumo sustentáveis), bem como com a estratégia Europeia do Prado ao Prato (sistema alimentar justo, saudável e respeitador do ambiente) e ao Roteiro para Neutralidade Carbónica 2050 (RNC2050) do Ministério do Ambiente e da Transição Energética e tem um prazo de 3 anos para execução.
Ondina Afonso, Presidente do Clube de Produtores Continente, explica que “o objetivo é ajudar os produtores a cumprir as metas traçadas pela Comissão Europeia, pelo que o Clube de Produtores Continente passa a considerar o cumprimento deste acordo como um dos critérios com maior peso no processo de decisão de compra”.
Um dos exemplos dos vários projetos a decorrer junto dos produtores locais é o “Searas de trigo com biodiversidade: salvemos a Águia-caçadeira”. Esta ação piloto do CPC, dirigida à conservação da espécie “Águia-caçadeira” e, na qual se valoriza o contributo das searas de trigo para a preservação de diversas espécies ameaçadas de extinção, é realizada em parceria com a ANPOC - Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais, e o CIBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos. Ondina Afonso explica que “o Continente está preocupado com a biodiversidade e este projeto terá grande impacto na conservação de aves em extinção, sendo que a farinha que utilizamos em todas as nossas Padarias das lojas Continente provém de trigo produzido nestas searas”.
Além disso, 29 produtores do CPC aderiram ao projeto Zero Resíduos, ou seja, frutas e legumes livres de resíduos e em que são salvaguardados princípios de uso eficiente de recursos, menor consumo energético, menores emissões e maior controlo sobre aspetos microbiológicos, fundamentais no que respeita à segurança alimentar e integração com o meio ambiente, garantido a sustentabilidade de todo o sistema agrícola. “Este verão, já teremos nas nossas lojas Continente melão verde, melão branco e melancia certificados com este projeto Resíduo Zero”, refere a Presidente do Clube de Produtores Continente.
Em 2020, através do Clube de Produtores Continente, a Sonae MC comprou à produção nacional 206 mil toneladas de produtos, num valor total de 365 milhões de euros, o que representa um crescimento de 28% em relação às toneladas compradas em 2019.
O objetivo do Clube de Produtores Continente é disponibilizar produtos nacionais de excelência aos clientes, resultantes de um trabalho de parceira com os produtores, com suporte em conhecimento técnico-científico e que permite alinhar a oferta às tendências de consumo. É também aposta do Clube o apoio à produção local, a produtores de pequena escala, conseguindo abastecer algumas lojas da cadeia de retalho Continente, traduzindo-se numa oferta de “Produtos da Região”.