Data
25 Julho 2023
INOVAÇÃO E TECNOLOGIA: VENCEDORES DO 1.º HACKATHON MISSÃO CONTINENTE
My Conti, Kiosk Solidário e ContinenteGive foram os projetos vencedores da 1ª edição do Hackathon Missão Continente, que se realizou na Aldeia da Luz, no Alentejo, e que desafiou empreendedores e investidores a pensarem em soluções tecnológicas disruptivas para impactar o desenvolvimento de campanhas solidárias e fazer chegar a Escola Missão Continente a todas as crianças em território nacional.
A APP de jogos My Conti, criada por Catarina Lima e Raquel Costa, estudantes universitárias de Engenharia Biomédica e Biofísica, conquistou o primeiro lugar e o prémio de 1.500€ com a ideia inovadora de promover e ensinar a melhorar a qualidade de vida, alimentação saudável e as melhores formas de reciclar através de um jogo interativo. Destinado a crianças do pré-escolar até ao 2º ciclo, os jogadores completam os desafios/tarefas interativas propostos (recorrendo à câmara do telemóvel), acumulam pontos e recebem recompensas como peluches ou cadernetas com autocolantes, por exemplo.
O 2º lugar no valor de 1.000€ foi atribuído a João Colaço pelo projeto Kiosk Solidário, que promove doações de bens e de dinheiro em tempo real através de uma web app. Esta plataforma, criada pelo engenheiro informático de Lisboa, permite que as pessoas possam acompanhar as campanhas e ações solidárias, percebendo quais as quantidades angariadas até ao momento e obter informações sobre como ajudar diretamente.
O terceiro classificado deste hackathon, com um prémio de 500€ foi Pedro Esteves. O engenheiro informático do IST criou uma app low-code que gamifica a Missão Continente junto das comunidades escolares. O ContinenteGIVE promove o consumo consciente e a alimentação saudável, ajudando quem mais precisa. Paralelamente e com o auxílio desta ferramenta digital, as escolas conseguem realizar atividades práticas sobre a roda dos alimentos e sensibilizar os jovens para a necessidade de recolherem alimentos que podem ajudar o próximo.
Este Hackathon, que nasceu do repto lançado pela iniciativa Portugal Inovação Social (PIS) para a Missão Continente se associar à Aldeia da Inovação Social, foi pensado para promover a reflexão em torno da inovação social e de novas formas de atuação da Missão Continente, incentivando a criação de soluções tecnológicas disruptivas para impactar o desenvolvimento de campanhas solidárias e formas de fazer chegar a Escola Missão Continente a todas as crianças em território nacional.
A Missão Continente é a marca de responsabilidade social do Continente, ancorada nos valores de comunidade, entreajuda, cuidado ao próximo, na procura por um futuro sustentável. Tem como compromisso a Sustentabilidade, contribuindo positivamente para as comunidades em que se insere e atuando em três eixos: Alimentação, Pessoas e Planeta. Em conjunto com vários parceiros e entidades de referência nacional dá resposta a necessidades sociais e reforça a ideia de que cada um de nós deve desempenhar o seu papel, seja grande ou pequeno, no sentido de nos ajudarmos mutuamente.
Missão Continente, 20 anos a pensar no próximo
A APP de jogos My Conti, criada por Catarina Lima e Raquel Costa, estudantes universitárias de Engenharia Biomédica e Biofísica, conquistou o primeiro lugar e o prémio de 1.500€ com a ideia inovadora de promover e ensinar a melhorar a qualidade de vida, alimentação saudável e as melhores formas de reciclar através de um jogo interativo. Destinado a crianças do pré-escolar até ao 2º ciclo, os jogadores completam os desafios/tarefas interativas propostos (recorrendo à câmara do telemóvel), acumulam pontos e recebem recompensas como peluches ou cadernetas com autocolantes, por exemplo.
O 2º lugar no valor de 1.000€ foi atribuído a João Colaço pelo projeto Kiosk Solidário, que promove doações de bens e de dinheiro em tempo real através de uma web app. Esta plataforma, criada pelo engenheiro informático de Lisboa, permite que as pessoas possam acompanhar as campanhas e ações solidárias, percebendo quais as quantidades angariadas até ao momento e obter informações sobre como ajudar diretamente.
O terceiro classificado deste hackathon, com um prémio de 500€ foi Pedro Esteves. O engenheiro informático do IST criou uma app low-code que gamifica a Missão Continente junto das comunidades escolares. O ContinenteGIVE promove o consumo consciente e a alimentação saudável, ajudando quem mais precisa. Paralelamente e com o auxílio desta ferramenta digital, as escolas conseguem realizar atividades práticas sobre a roda dos alimentos e sensibilizar os jovens para a necessidade de recolherem alimentos que podem ajudar o próximo.
Este Hackathon, que nasceu do repto lançado pela iniciativa Portugal Inovação Social (PIS) para a Missão Continente se associar à Aldeia da Inovação Social, foi pensado para promover a reflexão em torno da inovação social e de novas formas de atuação da Missão Continente, incentivando a criação de soluções tecnológicas disruptivas para impactar o desenvolvimento de campanhas solidárias e formas de fazer chegar a Escola Missão Continente a todas as crianças em território nacional.
A Missão Continente é a marca de responsabilidade social do Continente, ancorada nos valores de comunidade, entreajuda, cuidado ao próximo, na procura por um futuro sustentável. Tem como compromisso a Sustentabilidade, contribuindo positivamente para as comunidades em que se insere e atuando em três eixos: Alimentação, Pessoas e Planeta. Em conjunto com vários parceiros e entidades de referência nacional dá resposta a necessidades sociais e reforça a ideia de que cada um de nós deve desempenhar o seu papel, seja grande ou pequeno, no sentido de nos ajudarmos mutuamente.
Missão Continente, 20 anos a pensar no próximo