Continente comercializa pescado de origem sustentável nas suas peixarias

Primeiro retalhista em portugal a receber certificação MSC e ASC.

O Continente é o primeiro retalhista português a certificar as suas peixarias de acordo com o Padrão da Cadeia de Custódia do Marine Stewardship Council (MSC), organização ambiental sem fins lucrativos, cujo padrão de pesca sustentável é reconhecido a nível mundial. A marca comercializará pescado fresco e congelado a granel proveniente de pescarias sustentáveis nas peixarias em todas as lojas Continente.



O Padrão da Cadeia de Custódia do MSC garante a rastreabilidade dos produtos provenientes de pescarias sustentáveis com a certificação MSC e explorações aquícolas com a certificação ASC, desde a sua origem ao consumidor final.

Com a certificação das 41 peixarias dos seus hipermercados, a empresa oferece aos seus consumidores, a partir das próximas semanas, a garantia que o pescado apresentado com o selo MSC ou ASC é rastreável e provem de uma pescaria sustentável ou exploração aquícola responsável.

Estão abrangidas neste certificado espécies como a pescada-do-Cabo e red-fish MSC para os balcões de pescado congelado a granel e o salmão ASC para o balcão de pescado fresco. Ainda na secção de frescos será possível encontrar o famoso bacalhau seco especial da Noruega curado com flor de sal.

A certificação das peixarias Continente abrange os 41 hipermercados Continente, 3 plataformas de logística (responsáveis pela receção e distribuição de pescado), assim como a formação dos mais de 1000 colaboradores e equipas da secção de frescos e logística do grupo.

O compromisso do retalhista com a sustentabilidade dos produtos da pesca tem vindo a ser notada na oferta de marca própria Continente, em que, ao longo de 2020, a maioria de produtos foram aprovados. Está prevista a certificação de mais de 20 referências da marca Continente com o selo azul do MSC, nas lojas do grupo. Um trabalho da cadeia de retalho alimentar com dos fornecedores, que partilha a visão de uma pesca sustentável.

A certificação MSC e ASC do grupo Sonae MC reforça o compromisso do gigante da alimentação em Portugal com a sustentabilidade nos oceanos, não só para consciencializar os consumidores, mas também a toda a fileira do pescado. Reforçando a importância de respeitar o estado da população das espécies alvo, do ecossistema marinho e reconhecer e premiar uma gestão dos recursos marinhos sustentável.

Carla Santos, Diretora de Unidade de Negócio de Peixaria da Sonae MC
“Cada vez mais os clientes querem estar informados sobre o que comem, nomeadamente a origem dos produtos. No caso do pescado, há já vários anos que esta é uma preocupação nossa, independentemente das exigências do consumidor. A Sonae MC foi, em 2010, o primeiro grupo de retalho alimentar em Portugal a adotar uma política de sustentabilidade do pescado, tornando-se numa referência ao assumir a posição dianteira entre toda a distribuição nacional quanto a esta preocupação. Estabelecemos princípios para proteção das espécies e stocks de pescado ao longo da sua cadeia de valor e estamos comprometidos em continuar a fazê-lo.”

Laura Rodríguez, Diretora do Programa MSC em Espanha e Portugal
“Portugal é uma nação oceânica onde o pescado é parte central da sua cultura e gastronomia. Para que o peixe possa continuar a estar disponível no futuro, é essencial assegurar que procede de origens sustentáveis. A certificação do grupo Sonae MC ajuda os consumidores portugueses a reconhecer e escolher pescado rastreável de origem sustentável. Felicitamos a Sonae MC por ser pioneira na certificação MSC das suas peixarias e balcões de congelado a granel em Portugal e agradecemos a toda a equipa que liderou o projeto, a sua implementação e profissionalismo”.

Marcos Moya, Gestor Comercial do programa ASC Portugal, Espanha e América do Norte
“Aplaudimos o esforço e compromisso de sustentabilidade da Sonae MC, dando o exemplo e abrindo o caminho a uma oferta de produtos marinhos não só frescos e de qualidade, mas também sustentáveis. Esperamos que muitos outros possam seguir este exemplo e que todos possamos colaborar para um país mais sustentável”.

Sonae MC
A Sonae MC é líder do mercado retalhista alimentar em Portugal, com um conjunto de diferentes estabelecimentos com mais de 500 pontos de venda com uma oferta variada de produtos de qualidade superior aos melhores preços: Continente (hipermercados), Continente Modelo e Continente Bom Dia (supermercados de conveniência), Meu Super (lojas de proximidade franquiadas), Bom Bocado, Bagga (pastelarias e restaurantes), Go Natural (supermercados e restaurantes saudáveis), Make Notes, ¡Note! (livraria, papelaria), ZU (produtos e serviços para animais de estimação), Well’s (saúde, bem-estar e ótica) e Dr. Well’s (clínicas de odontologia e medicina estética). E ainda, serviços de gestão imobiliária de ativos comerciais. sonae.pt

Marine Stewardship Council (MSC)
O Marine Stewardship Council (MSC) é uma organização internacional sem fins lucrativos. A nossa visão contempla que todos os oceanos continuem repletos de vida e que os recursos marinhos sejam protegidos para esta geração e para as gerações vindouras. Através do nosso selo azul de pesca sustentável e do nosso programa de certificação, reconhecemos e premiamos as práticas de pesca sustentáveis, além de ajudarmos a criar um mercado mais sustentável para os produtos do mar.

Um produto em que figure o selo azul do MSC:

• provém de pescarias certificadas conforme o padrão de pesca do MSC – um indicador científico para a pesca sustentável e respeitadora do ambiente.

• é de origem sustentável com rastreabilidade garantida.

Atualmente, mais de 395 empresas pesqueiras de mais de 36 países foram certificadas de acordo com o padrão de pescarias do MSC e mais de 41 000 produtos da pesca ostentam o selo azul do MSC no mundo inteiro.

Para mais informações, visite o nosso site em: msc.org/pt

Privacy Preference Center